O criminoso identificado como Railson de Araújo Pinheiro, acusado de ser integrante de facção criminosa e de participar de sessões de tortura durante o Tribunal do Crime, foi preso pela Gerência de Polícia Especializada (GPE) da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (31) no bairro Vale Quem Tem, na zona leste de Teresina. A prisão aconteceu em desdobramento da Operação Disciplina, deflagrada em fevereiro, quando outros três membros de facção responsáveis por torturar quatro jovens acusados de roubo na região da Grande Santa Maria da Codipi foram presos.
De acordo com o delegado Tales Gomes, titular da GPE, as investigações começaram ainda em janeiro, quando Railson de Araújo Pinheiro e outros comparsas gravaram um vídeo torturando os quatro jovens. Depois, em resposta à barbaridade, a Polícia Civil deflagrou a Operação Disciplina e prendeu, no dia 28 de fevereiro, os três comparsas de Railson, identificados pelas iniciais R. D. A. L, V. C. D. E. e C. N. M. R. Entretanto, Railson de Araújo conseguiu escapar e se refugiou na casa de bandidos no Vale Quem Tem, sendo capturado somente nesta sexta-feira, dia 31 de março.
As investigações da Gerência de Polícia Especializada e do 22º Distrito da Polícia Civil continuam a fim de identificar outros envolvidos nos crimes. Railson de Araújo Pinheiro será submetido a interrogatório e posteriormente encaminhado ao sistema penitenciário do Piauí.
Sessão de tortura
Ainda no mês de janeiro de 2023, quatro moradores do bairro Santa Maria da Codipi foram capturados por Railson de Araújo Pinheiro e seus comparsas. Os quatro jovens foram levados para um matagal onde foram espancados com pelo menos 40 golpes de madeira. Na ocasião, eles foram obrigados a fazer juramentos de lealdade à facção durante a sessão de tortura, que foi registrada em vídeo.
O delegado Tales Gomes informou ao GP1 que a tortura ocorreu como forma de punição pelo fato de os jovens terem praticado roubos na região da invasão Boa Esperança, na região da Grande Santa Maria da Codipi.
Adolescente de 17 anos foi assassinado
Durante as investigações no âmbito da Operação Disciplina, foi apurado que Railson de Araújo Pinheiro e os três comparsas que já foram presos tiveram envolvimento com o assassinato do adolescente de 17 anos identificado como Yuri de Assis de Oliveira Cardoso.
Na quinta-feira, dia 09 de fevereiro de 2023, o adolescente de 17 anos foi assassinado com três tiros, na Vila Padre Humberto, região da Santa Maria da Codipi, na zona norte de Teresina. De acordo com informações do 13º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, o corpo foi encontrado por populares em um matagal, no dia 10 de fevereiro.
O GP1 apurou junto à mãe do jovem que ele roubou uma motocicleta na quinta-feira (09), na Vila Padre Humberto, e que, após o crime, um grupo de cinco pessoas foi até uma casa onde ele costuma ir, por volta das 21 horas, e o levou até o matagal, onde ele foi morto e o corpo encontrado. “Ele roubava muito. Eu soube que foi uma bicicleta que ele tinha roubado, os caras foram atrás dele, trouxeram ele para esse matagal e mataram ele. Fiz de tudo para que ele se ajeitasse, mas ele não quis”, lamentou a mãe de Yuri.
Ver todos os comentários | 0 |