“O amor chamou e eu vou” é o tema da 28ª edição da Caminhada da Fraternidade, que tem como objetivo levar a palavra de Deus aos mais necessitados e acontece no dia 10 de junho. O evento de lançamento foi realizado na manhã desta sexta-feira (24), no Centro Pastoral Paulo VI, região central de Teresina. A caminhada é realizada pela Arquidiocese de Teresina, por meio da Ação Social Arquidiocesana (ASA) e beneficia os serviços desenvolvidos pela instituição que são voltados para as pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, crianças em situação de risco, pessoas com câncer, pessoas com deficiência ou atingidas por diferentes formas de violência.
O arcebispo de Teresina, padre Dom Juarez, ressaltou a importância da temática trabalhada esse ano para pautar as ações sociais no amor ao próximo. “Esse ano tem esse tema: 'O amor chamou e eu vou'. Esse tema tem muita relação com outro evento a nível nacional, que é o terceiro ano vocacional, que tem como tema: Corações ardentes pés a caminho. É o tema do chamado, a vocação é o chamado. Nós somos criados por amor, chamados pelo amor a viver o amor concreto, com gestos de partilha, solidariedade, perdão e ajuda ao próximo. A resposta que podemos dar é que quem se sente amado só pode responder com a resposta de amor para aqueles que mais necessitam. Deus nos tratou com carinho e amor de pai. Assim ele quer que tratemos aos outros, por isso a campanha da fraternidade é uma maneira de responder positivamente ao amor de Deus, sendo solidários, fraternos e amigos", afirmou o arcebispo.
O prefeito de Teresina, Dr Pessoa, também marcou presença no evento de lançamento. Ele pontuou sobre a ajuda financeira e apoio logístico que a Prefeitura irá disponibilizar para realização do evento. "Estamos dando o apoio para a coisa acontecer e um apoio financeiro, para melhorar mais ainda essa festa do amor. Antes eu participava como cidadão e agora como prefeito, eu acredito que devo dar continuidade. Queremos ter o amor na frente de todas as atitudes que tomaremos, o amor é o nosso suporte", argumentou o gestor.
Representando o governador do Estado, a secretária de Relações Sociais, Nubia Lopes, compareceu ao evento e falou sobre a expectativa para a caminhada desse ano, que já é uma data marcada para os cidadãos piauienses. "A caminhada da fraternidade faz parte da vida dos teresinenses, do calendário anual e permanente. Então, como pessoa sempre participo dos projetos desenvolvidos e acredito muito que essa caminhada traz melhorias de vida para aquelas pessoas que precisam, que são crianças, adolescentes, idosos. Esses são o foco dos projetos que são desenvolvidos pela ASA em Teresina. Então, para os teresinenses e piauienses que vivenciam esse momento da caminhada e da solidariedade, nós desejamos que seja a maior e melhor caminhada da fraternidade. Afinal, Deus nos chama através dessa frase: O amor chamou e eu vou. É Deus chamando e a sociedade se colando à disposição para melhorar a vida das pessoas", disse a secretária.
Novidade
Na 28ª edição da Caminhada da Fraternidade, a Arquidiocese de Teresina resolveu inovar, pois neste ano, a Caminhada da Fraternidade será colorida. Isso porque agora, são três cores disponíveis: branco, rosa e verde. Aqueles que queiram contribuir com o evento e com as ações sociais desenvolvidas pela Arquidiocese agora têm três opções para aproveitarem esse ato de amor, solidariedade e fraternidade.
O Padre Isaías Pereira, coordenador da Caminhadas explica o motivo da escolha dessa variedade de cores, e destaca a importância da participação de cada teresinense que queira praticar e responder ao chamado do amor. "Queremos demonstrar esse amor também através da alegria, porque o amor é um sentimento alegre. Então a gente quer trazer esse colorido para a Avenida. Mas o importante é participar e abraçar o sentimento do amor, por isso que a Caminhada da Fraternidade é bonita, porque ela não diz que ama, ela pratica o amor", ressaltou o coordenador,
As camisas podem ser adquiridas no Bazar Central da Ação Social Arquidiocesana (Asa), no Centro Pastoral Paulo VI, localizado na Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina. Em breve, elas também estarão disponíveis nas pastorais de toda Teresina
Ver todos os comentários | 0 |