O prefeito de Nossa Senhora de Nazaré, Zé Henrique, participou das comemorações pelo aniversário de 200 anos da Batalha do Jenipapo, ocorridas no município de Campo Maior, Norte do Piauí. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades do executivo, do legislativo e do judiciário, bem como do exército brasileiro.
O chefe executivo de Nossa Senhora de Nazaré destacou a importância de respeitar a memória dos heróis do jenipapo. “Uma grande honra participar desse momento de honra e respeito a memória dos heróis do jenipapo. Apesar da grande dor das famílias naquele momento, onde muitos nordestinos perderam suas vidas, podemos afirmar que esta batalha foi crucial para a completa independência do Brasil”, disse o prefeito de Nossa Senhora de Nazaré, Zé Henrique.
Governador e Ministro do Desenvolvimento Social participam de solenidades
O governador Rafael Fonteles (PT-PI) também esteve presente ao evento e participou de várias atividades em Campo Maior como o descerramento da placa pelos 200 anos da Batalha do Jenipapo e a entrega de medalhas. Antes, logo que chegou à cidade, o governador fez uma vistoria técnica nas obras da Unidades de Terapia Intensiva no Hospital Regional de Campo Maior.
Na solenidade, o ministro Wellington Dias lembrou que antes da proclamação da Independência do Brasil, muitas batalhas precisaram ser travadas como as que aconteceram em solo piauiense.
Batalha de Jenipapo
Em 13 de março de 1823 aconteceu um dos episódios mais sangrentos da história da independência do Brasil: a Batalha do Jenipapo. As lutas, ocorridas no Piauí, opuseram brasileiros, piauienses, cearenses e maranhenses contra tropas leais a Portugal lideradas pelo Major Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Pelo menos 200 brasileiros morreram durante os confrontos na cidade de Campo Maior.
Ver todos os comentários | 0 |