A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou comunicado na manhã desta quarta-feira (22), alertando a população para o diagnóstico positivo de raiva em um sagui encontrado morto no bairro Horto Florestal, zona leste de Teresina. Por conta disso, será realizado o “bloqueio vacinal”, com a imunização de cães e gatos da região a partir desta quinta-feira (23).
Segundo a FMS, três saguis foram encontrados mortos em frente à Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco José C. Sousa, localizada na rua Esperantina, na última segunda-feira (20). Desses, um foi diagnosticado com a doença.
A cobertura vacinal vai abranger todas as quadras dos bairros Horto Florestal e Planalto Ininga, parte dos bairros Ininga, Morada do Sol, Fátima, São Cristóvão e duas quadras do bairro Piçarreira. A vacinação vai abranger um perímetro de 8,59km, totalizando 253 quadras percorridas pelos agentes de endemias e mais de 5 mil imóveis visitados, para que todos os animais, cães e gatos, sejam imunizados.
A Gerência de Zoonoses da FMS informou que os saguis não agrediram humanos ou outros animais, e a pessoa que manuseou os corpos foi submetida ao devido protocolo do Ministério da Saúde.
Por fim, a Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS pede que todos os moradores de Teresina tomem as medidas preventivas necessárias, entre elas: não alimentar animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural da cidade, evitar o contato com esses animais, bem como a domesticação destes e manter atualizada a situação vacinal dos animais domésticos contra a raiva.
Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, a população deve se dirigir ao Hospital da Primavera, referência para o atendimento de acidentes envolvendo animais potencialmente transmissores da raiva na capital. O hospital fica localizado na Avenida Duque de Caxias, e a sala de vacinação funciona diariamente até as 17 horas.
Campanha contra raiva
Nos dias 2 e 9 de dezembro, a FMS vai promover a campanha de vacinação contra a raiva em toda a cidade. Serão disponibilizados 270 postos para a imunização de cães e gatos.
Ver todos os comentários | 0 |