O amor e a lealdade incondicional dos animais pelos seres humanos são sentimentos que vêm de outras vidas, talvez desde a época primitiva, e nada mais justo do que retribuir aos amigos de quatro patas todo o carinho e dedicação dados pelas gerações. Foi pensando nisso que o educador Elielson Santana desenvolveu o projeto “Movimento Elielson Santana”, que busca garantir aos animais que vivem nas ruas um pouco de carinho e dignidade.
No dia 3 de outubro, Elielson e um grupo de voluntários encerraram as pinturas das casas dos gatos que vivem às margens do Rio Poti, na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina. Claro que o trabalho também deu uma repaginada no local, que agora está mais colorido, mas o trabalho não se resumiu a isso, ao longo de 15 dias, o educador deixou mais de 60 quilos de ração para os animais, além de trocar rotineiramente a água dos bichos.
Para ele, as pinturas servem para chamar atenção das pessoas que caminham diariamente pela Avenida Marechal Castelo Branco, as convidando para contemplar a natureza e para “as vidas que vivem às margens dos rios”, no projeto que intitulou “Salve Os Rios de Teresina”.
Segundo Elielson, o projeto surgiu pelo seu amor aos animais e na necessidade daqueles que enfrentam a dor do abandono em serem acolhidos. “Esse trabalho saiu de dentro de casa, e temos um grupo que pratica esporte e faz um trabalho misturado com educação. Nós resolvemos fazer um trabalho sistematicamente com os animais e começamos a fazer um trabalho por toda Teresina pelos animais de rua, que precisam ser cuidados como parte de uma riqueza natural que a gente tem”, ressaltou o educador.
Amor desde a infância
O carinho entre Elielson e os animais sempre existiu, mas foi após adotar seus oito cachorros que ele passou a compreender, o significado de todo empenho dos animais com o ser humano.
“Quando eu era criança queria ter meus animais e não podia ter, porque minha casa era muito pequena, minha mãe não deixava. Hoje eu tenho oito cachorros e considero parte da minha família. A partir daí eu compreendi o quanto eles foram importantes para ajudar a me equilibrar como ser humano, me ajudaram através do jeito deles, que ensina para a gente tudo: lealdade, amizade, cumplicidade, paciência para suportar momentos difíceis. Se o ser humano conseguir perceber isso, ele vai muito longe”, contou o pedagogo.
Seja voluntário
Para participar do projeto que atende os animais que vivem nas ruas de Teresina entre em contato através do telefone (86) 99455-1379.
Ver todos os comentários | 0 |