Fechar
GP1

Teresina - Piauí

UFPI anuncia medidas de segurança após morte de Janaína Bezerra

Dentre as ações, está suspensa a realização de festa dentro do campus, por tempo indeterminado.

Na manhã desta terça-feira (31), a Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou medidas de enfrentamento à violência, após a morte da aluna do curso de jornalismo, Janaína da Silva Bezerra, que estuprada depois de uma calourada nas dependências da instituição no último dia 28 de janeiro.

Além das medidas adotadas, também está suspensa a realização de festa dentro do campus, por tempo indeterminado. Dentre as medidas anunciadas, está o acesso restrito, a partir de 22h nas vias de circulação exclusivamente no campus.


Foto: Alef Leão/GP1Perícia sendo feita no local em que Janaina Bezerra foi encontrada
Perícia sendo feita no local em que Janaina Bezerra foi encontrada

De acordo com a portaria, a UFPI vai trabalhar para a constituição de uma comissão que vai elaborar um protocolo oficial de enfrentamento à violência contra as mulheres, com estratégias educacionais e em parceria com outras instituições.

Confira as medidas adotadas:

instalação de Comissão de Sindicância Investigativa para apuração de eventuais responsabilidades administrativas no âmbito interno;

- acesso restrito, a partir de 22h, nas vias de circulação exclusivamente interna no campus Ministro Petrônio Portella - Teresina;

- suspensão da realização de eventos festivos até a regulamentação da matéria pelo devido Conselho Superior. Nesse período, excepcionalmente, esses eventos poderão ocorrer mediante solicitação formal do demandante e com autorização expressa do gestor do espaço;

- constituição de comissão para elaboração de protocolo oficial de enfrentamento à violência contra as mulheres no âmbito da UFPI, incluindo estratégias de sensibilização e educação permanente, em parceria com outras instituições do estado que também discutem a questão da violência de gênero, e considerando estudos, pesquisas e experiências já produzidas pela própria comunidade ufpiana;

- continuidade das ações de apoio à família de Janaína Bezerra, por meio da atuação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), que procederá a cuidados psicossociais, com visitas domiciliares por equipe multiprofissional, composta por psicólogos e assistentes sociais da instituição.

Na tarde desta segunda-feira (30), alunos e profesores se mobilizaram em uma vigília em homenagem à Janaína, percorrendo o campus, clamando por justiça.

Entenda o caso

Janaína da Silva Bezerra foi encontrada morta na manhã do sábado (28) no campus da UFPI, na zona leste de Teresina, após uma calourada. O suspeito do crime, Thiago Mayson da Silva Barbosa, aluno do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática da UFPI, foi detido e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.

Segundo testemunhas, a estudante havia participado de uma calourada na sede do Diretório Central dos Estudantes – DCE da UFPI, na noite de sexta-feira (27), tendo sido encontrada nos braços do suspeito, com sinais de agressão por seguranças da universidade.

Laudo constatou o estupro

Segundo o delegado Barêtta, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o laudo de necrópsia apontou que Janaína foi estuprada e teve o pescoço quebrado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.