A direção da Universidade Federal do Piauí (UFPI) suspendeu a realização de festas dentro da instituição por tempo indeterminado. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (30), após a estudante de Jornalismo, Janaína da Silva Bezerra, ter sido brutalmente estuprada e morta depois de uma calourada nas dependências da UFPI. O suspeito do crime, identificado como Thiago Mayson da Silva Barbosa, aluno do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática, está preso.
De acordo com a nota da UFPI, a realização de eventos que “extrapolem o caráter estritamente acadêmico-científico estará suspensa até que ocorra a deliberação do conselho superior competente na Universidade”.
A UFPI também informou que elaborará um protocolo oficial de enfrentamento à violência contra as mulheres no âmbito da UFPI. A nota foi assinada pelo reitor em exercício, Viriato Campelo, já que o atual gestor, Gildásio Guedes, está em férias.
Confira a nota na íntegra
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) reconhece a importância histórica do movimento estudantil no país e no Estado, e acolhe essa atuação na Instituição. No entanto, diante das atuais circunstâncias, a realização de eventos festivos que extrapolem o caráter estritamente acadêmico-científico estará suspensa até que ocorra a deliberação do conselho superior competente na Universidade.
Além disso, a UFPI, considerando estudos, pesquisas e experiências já produzidas por seus docentes, servidores e estudantes, elaborará, por meio de comissão constituída para esse fim, um protocolo oficial de enfrentamento à violência contra as mulheres no âmbito da UFPI, incluindo estratégias de sensibilização e educação permanente, em parceria com outras instituições do estado que também discutem a questão da violência de gênero.
Entenda o caso
Janaína da Silva Bezerra foi encontrada morta, na manhã do último sábado (28), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), zona leste de Teresina, após uma calourada. O suspeito do crime foi identificado como Thiago Mayson da Silva Barbosa, aluno do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática da UFPI. Ele está preso.
Segundo testemunhas, a estudante havia participado de uma calourada na sede do Diretório Central dos Estudantes – DCE da UFPI, na noite de sexta-feira (27), tendo sido encontrada nos braços do suspeito, com sinais de agressão por seguranças da universidade.
Laudo constatou o estupro
Segundo o delegado Barêtta, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o laudo de necrópsia apontou que Janaína foi estuprada e teve o pescoço quebrado.
Ver todos os comentários | 0 |