Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vão realizar uma vigília em homenagem à aluna Janaína da Silva Bezerra, estuprada e morta no último final de semana. Evento iniciará às 16h desta segunda-feira (30), na Reitoria do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e reunirá alunos, professores e outros membros da instituição.
Guilherme Cronemberger, aluno de Jornalismo e membro do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS), afirma que esse momento é necessário para pedir justiça pelos que se foram, em especial a Janaína Bezerra, e segurança pelos que ficam. "Organizamos essa vigília para lembrarmos a Jana, homenageá-la da melhor forma possível e cobrarmos uma resposta da justiça”, declarou.
A vigília será preenchida com uma caminhada pelo campus em direção ao carretel, espaço de convivência dos estudantes de Jornalismo, como assim definiu o Cacos em comunicado oficial. “O carretel é o espaço de convívio dos estudantes de Jornalismo, e o local que recebemos os calouros, que nos manifestamos artisticamente, que trocamos afeto. Por isso, será nosso ponto central de homenagem à Jana”, pronunciou.
Um momento ecumênico, reflexivo e de homenagens também estão sendo preparados pelos estudantes. Além disso, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), juntamente com os Centros Acadêmicos de diversos cursos da UFPI irão organizar protestos para cobrar mais segurança no local.
“Queremos justiça, segurança, saúde, queremos um país melhor com menos absurdos, de mais ações e menos notas, um país onde nossas mulheres não precisam temer sair para dançar em uma festa porque não sabem se voltarão vivas no outro dia. Um país onde não pegamos ônibus lotados para irmos para casa sem medo de, no percurso, termos nossos bens, que foram conquistados com muita luta e suor, roubados na esquina seguinte”, ressaltou Cronemberger.
Nas redes sociais, os poemas de Janaína também ganharam repercussão. “Anseio o que o futuro tem pra mim. Mais ainda o que penso ter no presente instante. Nos mistérios das dobras em que o destino dá ou arranca fazendo parecer que foi meu algum dia do passado aponto pela hora que ele me devore por um enigma mal decifrado no momento. Me vivo e vivendo me viro. Às vezes me retiro na pausa, me celebro e vejo e vou com os pulmões arfando ao encontro do que me espera”, escreveu a estudante.
Entenda o caso
Janaína da Silva Bezerra foi encontrada morta na manhã de sábado (28), nos braços de Thiago Mayson da Silva Barbosa, aluno do Programa de Pós-Gradução (Mestrado) em Matemática da UFPI). Assim que foram avistados por seguranças da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a estudante foi encaminhada para o Hospital da Primavera, mas já se encontrava sem vida.
Laudo
Segundo o delegado Barêtta, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o laudo apontou que o corpo da vítima tinha marcas de estupro e agressão.
“O que consta no posto de enfermagem é que esta moça apresentava hematomas no corpo e sinais de violência sexual. A roupa íntima dela estava colocada ao contrário. Fora isso, a enfermeira também afirmou que na roupa dela tinha muitas manchas de sangue, o que não seria manchas de menstruação. Os hematomas se localizavam na face, no pescoço e nas pernas dela”, afirmou o delegado.
Ver todos os comentários | 0 |