O grupo de pesquisa Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu inscrições para o II Congresso Internacional de Jornalismo, Inovação e Igualdade, que está previsto para acontecer nos dias 24 e 25 de maio deste ano. As inscrições para ouvintes iniciaram na última segunda-feira (16) e seguem até o dia 23 de maio. Já para a submissão de resumos para apresentação vai até 16 de março.
O evento tem o propósito de pensar a tecnologia para além dos algoritmos e entender como a comunicação pode ser apropriada para uma sociedade igualitária. O congresso vai contar a participação de grandes nomes da pesquisa em comunicação no Brasil e no Mundo nas mesas de discussões e apresentações em grupo temáticos (GTS).
Para a coordenadora do JOII-UFPI, professora Juliana Teixeira, o Congresso Internacional Jornalismo, Inovação e Igualdade é uma oportunidade de discutir o papel da Comunicação na consolidação da democracia.
"Nós temos que tentar pensar a comunicação para além de zeros e uns. Entender como apropriar essa comunicação para uma sociedade mais justa e democrática, algo que estamos precisando compreender nos dias de hoje. É daí que parte essa ideia do evento de integrar jornalismo, inovação e igualdade", explica a professora.
O congresso será on-line com transmissão no canal do Youtube do JOII-UFPI e posterior disponibilização do material no site do grupo de pesquisa. Os participantes do congresso receberão, ainda, certificados emitidos pela Pró-reitoria de Extensão da UFPI. Mais detalhes podem ser encontrados no site.
Entre os nomes já confirmados nas Mesas de Discussão estão Fernando Zamith, da Universidade do Porto, em Portugal; Javier Díaz Noci, da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona; Edgar Patrício, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC); Márcia Guena, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB); e Leila Sousa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Sobre o JOII-UFPI
Dentro das muitas linhas de atuação, o Grupo JOII-UFPI surge para suprir a carência de pesquisas direcionadas para o campo das novas tecnologias da inovação em jornalismo no Piauí. O tripé jornalismo, inovação e igualdade guia as ações e produções científicas e humanas do grupo, que iniciou formalmente em maio de 2020.
Ver todos os comentários | 0 |