Moradores do Povoado Soinho entraram em contato com o GP1 na manhã desta quinta-feira (25), para denunciar que estão há mais de 2 meses sem fornecimento regular de água na região, que atinge cerca de 50 famílias.
Segundo um morador que não quis se identificar, eles estão impossibilitados de realizar tarefas básicas do dia a dia, como tomar banho, lavar louças e fazer comida. “Nós estamos sofrendo muito com a falta de água. Eu tenho que pegar água no bairro Pedra Mole para deixar no Soinho, pois não tem água durante o dia. As pessoas estão com sede, não podem tomar banho, não podem fazer comida. Têm pessoas muito pobres que não têm dinheiro para comprar comida. As que têm dinheiro compram, mas as que não têm ficam com fome, pois não tem água para fazer comida. Está em um estado desumano”, relatou o morador.
O denunciante relatou ainda que há dias em que a água chega pela madrugada, por volta de 3h, mas passa apenas cerca de 1h nas torneiras dos moradores. “Às vezes chega água durante a noite, de madrugada. Nem todo mundo consegue pegar água porque a maioria chega tarde e tem que acordar cedo, por isso, está dormindo e não pega a água no período de 3h a 4h da madrugada. Permanece com água por uma hora e depois é desligada e não tem retorno de água durante o dia. O presidente de bairro fala que tem dois poços, mas os poços estão secos e não pode deixá-los ligados durante o dia por causa do desperdício e vai chegar uma hora que o poço não vai dar mais água. As pessoas estão morrendo de sede, sem ter uma qualidade de vida”, completou o morador.
Outra moradora relatou que, infelizmente, seus filhos estão indo para a escola sem tomar banho, pois há meses não dispõe desse recurso. “Não temos água para tomar banho, lavar louça e fazer comida. As crianças estão indo para a escola sem tomar banho, pois não tem água. Não tem água para nada. Quem tem dinheiro compra água e quem não tem fica sem”, denunciou a moradora.
O que diz a Agespisa
Procurada, a Agespisa informou que o povoado Soinho não está sob a responsabilidade da Agespisa, mas da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Rural (Saad Rural) da Prefeitura de Teresina.
O que diz a Saad Rural
Por meio de nota a Saad Rural informou que até o momento não há registro de ocorrências referentes a problemas de falta d’água na comunidade.
Confira a nota na íntegra:
NOTA A IMPRENSA
A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Rural) informa que até o presente momento, não há registro de ocorrências na Saad Rural, referente há problemas de falta d’água na comunidade Soim, mas iremos checar a informação, e se for o caso, tomar as providências necessárias.
Para mais informações: 3215-7831 / 3215- 7839.
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