A Secretaria Municipal de Saúde de Picos confirmou nesta segunda-feira (22) que está investigando o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos da cidade. Trata-se de uma mulher, de 26 anos, que aguarda exames para confirmação.
De acordo com a pasta, a mulher fez uma viagem recente para o Rio de Janeiro e após retornar para Picos começou a apresentar sintomas da varíola dos macacos. Por conta da situação, foram coletadas algumas amostras da jovem, que foram encaminhadas para que fosse analisada no próprio Rio de Janeiro.
Atualmente, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí possui somente duas pessoas infectadas pela varíola dos macacos. Além disso, 16 municípios já possuem casos suspeitos que estão sendo investigados.
Diante da situação, o Centro de Informações em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesapi elaborou um Plano de Contingência para a doença. O documento reúne informações estratégicas para contenção e controle da doença, com orientações assistenciais, epidemiológicas e laboratoriais para a gestão dos casos de Monkeypox, além de servir como norteador para as próximas ações do estado e dos municípios.
A varíola dos macacos ocorre pelo vírus Monkeypoxvirus (MPXV) e é transmitida por animais (zoonoses). Sua transmissão para humanos pode ocorrer através do contato com um animal ou pessoa infectada, ou ainda com material corporal humano contendo o vírus. Essa zoonose é conhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1970.
Ver todos os comentários | 0 |