O PT homologou o nome de Rafael Fonteles como candidato a governador do Piauí, tendo como vice o deputado estadual Themístocles Filho (MDB). A convenção partidária foi realizada neste sábado (23) no Atlantic City, na zona leste de Teresina, ocasião em que também foi homologada a candidatura do ex-governador Wellington Dias (PT) ao Senado, bem como as demais candidaturas proporcionais dos partidos que compõem o grupo encabeçado por Rafael Fonteles.
O grupo liderado por Rafael Fonteles é composto por um total de nove partidos: PT, MDB, PSD, Solidariedade, PCdoB, PV, PSB, PROS, e Agir. Ao todo, o grupo lança mais de 130 candidaturas proporcionais – para os cargos de deputado estadual e federal, além da chapa majoritária, que tem Rafael candidato a governador, Themístocles como vice, Wellington candidato a senador, Jussara Lima e José Amauri, na primeira e segunda suplência ao Senado, respectivamente.
Em entrevista à imprensa, Rafael Fonteles afirmou que a principal característica do seu grupo é a sintonia com o povo piauiense. “Estou muito feliz, é um grupo gigante de muitos líderes, são mais de 130 candidatos a deputado estadual e federal, nove partidos e, certamente, temos hoje a maior convenção de toda a história do Piauí, mostrando a força do nosso time, mas principalmente a sintonia que esse time tem com a população e que tem a melhor proposta para resolver os problemas do povo, que é o que nos interessa, debater hoje aqui nesse momento histórico”, declarou.
O candidato frisou que assumiu o compromisso de, caso seja eleito, governar para todos, tendo uma atenção especial para com os mais pobres. “Vou mostrar o Rafael que realmente se preparou, tem o conhecimento, o preparo, a experiência, mas principalmente o compromisso em governar para todos, com prioridade para os mais pobres, os que mais precisam do poder público, é isso o que nós vamos mostrar. Propostas concretas que vão melhoras a vida da população”, colocou Rafael.
Bandeiras
Questionado sobre quais bandeiras deve levantar durante a campanha, Rafael Fonteles citou pautas como geração de emprego, mais investimentos em educação, saúde e segurança.
“O que já está no nosso programa de governo: geração de emprego e renda, melhorar ainda mais a educação, avançou muito no governo Wellington Dias, mas temos muito a avançar, melhorar a saúde pública, diminuindo filas de acesso a exames e consultas, reforçar a segurança pública para avançar mais em parâmetros internacionais. Temos muito a fazer, mas temos boas propostas para vencer esses desafios”, pontuou o candidato ao Governo.
Themístocles Filho ressaltou que a sintonia do povo com os partidos que compõem o grupo se dá com um objetivo em comum, que é o desenvolvimento do Piauí. “Estamos felizes com tanta gente, o povo sintonizado com os nossos partidos, com vontade, em prol do estado do Piauí”, salientou.
Wellington Dias
O ex-governador, que vai disputar uma vaga no Senado Federal, enfatizou que o grupo está unido e coeso. Wellington reforçou que o objetivo é reunir todas as classes, a fim de estabelecer uma pauta comum para o estado.
“Provavelmente é a campanha com mais unidade e união, a presença forte em cada município, a presença do povo, dos vários segmentos, no momento de grandes responsabilidades, responsabilidade de trabalhar integrado com líderes da política, líderes sociais e líderes empresariais. São pessoas que querem o melhor para o Piauí e nós temos a obrigação de, em nossos mandatos, trabalhar para o melhor para o nosso povo em todas as áreas”, colocou Wellington.
Conversa com Lula
Wellington Dias informou que, mais cedo, teve uma conversa com o ex-presidente Lula, atual candidato à presidência da República. “Hoje há pouco conversávamos com Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu para a gente transmitir o abraço dele e gratidão pela confiança e que vai estar no Piauí no próximo dia 3 de agosto”, disse o candidato a senador.
Regina Sousa
A governadora Regina Sousa, que é uma militante histórica do PT, lembrou que já ocupou as mais diversas funções dentro do partido e disse que está confiante em mais uma vitória da sigla. “Como militante era mais fácil. Em 2001 eu era só militante, virei presidente [do partido] e conduzi a campanha em 2002, daí para cá tenho coordeno todas as campanhas, me sentindo vitoriosa e espero que essa seja mais uma vitoriosa”, pontuou.
Chapa proporcional
Durante a convenção, o PT homologou a chapa proporcional, com as candidaturas a deputado estadual e federal. Entre os candidatos a federal estão Rejane Dias, Merlong Solano e Flávio Nogueira, que tentarão a reeleição. Além desses, neste ano entram na disputa o deputado estadual Francisco Costa, o ex-secretário de Saúde, Florentino Neto e o ex-governador Wilson Martins.
Para estadual, foram homologadas as candidaturas de deputados que buscam a reeleição, são eles: Fábio Xavier, Nerinho, Janainna Marques, Hélio Isaías, Flávio Nogueira Júnior, Firmino Paulo, Oliveira Neto, Francisco Limma e Cícero Magalhães. Pela primeira vez na disputa está a vereadora Elzuila Calisto e o ex-prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos.
Ver todos os comentários | 0 |