Artistas, jovens e movimentos sociais realizaram, na tarde desta terça-feira (28), o “Arrasta-pé do Orgulho LGBTQIA+”, na Avenida Frei Serafim, no centro de Teresina. O evento foi realizado pelo Grupo Matizes em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado anualmente dia 28 de junho.
O "Arrasta-pé do Orgulho" teve concentração na Praça da Liberdade e seguiu até o cruzamento das avenidas Frei Serafim e Coelho de Resende. Segundo a coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana, o evento marca o reencontro dos movimentos de luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ depois de dois anos de pandemia.
“O dia 28 de junho é um dia de celebrar, mas acima de tudo de lutar e celebrar a igualdade de direitos, por isso que o Matizes pensou esse Arrastá-pé, unindo os orgulhos de ser o que somos e o orgulho nordestino, por isso o ato é movido a tradições nordestinas, já que estamos no mês das festas juninas. Mas a ideia é também chamar a atenção da comunidade LGBTQIA+ para a importância do voto neste ano em 2022. É um ato do reencontro depois de 2 anos de pandemia”, comentou a coordenadora.
Marinalva Santana ressaltou que a importância do voto será também o foco da Semana do Orgulho de Ser, em agosto. “Nossas principais bandeiras de lutas, este ano, são pela inclusão LGBTQIA+ no mercado de trabalho e a conscientização pelo voto em quem defenda nossas bandeiras, nas eleições. Esse será, inclusive, o foco da Semana do Orgulho de Ser, principal ação do calendário anual do Matizes”, enfatizou.
O evento do “Arrasta-pé do Orgulho” contou com apresentações de artistas como Wagner Ribeiro, Valor de PI, Dj Hiperbolar, Bumba Meu Boi e das artistas Samantha Savatore, Patty Girl e Vitória Andrade.
Ver todos os comentários | 0 |