O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, afirmou nesta segunda-feira (31) ao GP1, que os testes de covid-19 estão em falta em todo o Brasil, e por isso o atendimento nos centros de testagem precisou ser reduzido, com a necessidade de agendamento prévio.
De acordo com o presidente da FMS, recentemente o Ministério da Saúde expediu recomendação para que não sejam realizadas testagens em massa enquanto não houver reposição de testes no mercado.
“Nosso fator restritivo hoje é a ausência de testes no mercado, por isso que o Ministério da Saúde na terça-feira emitiu uma nota pedindo para suspender testes em massa, porque não existe mais no mercado. Não tem testes, não tem testes para vender ou para comprar, nem no setor privado”, declarou o médico.
Atendimento nas UBS
Ainda segundo Gilberto Albuquerque, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento exclusivo para síndromes respiratórias estão atendendo qualquer paciente que apresentar sintomas da covid-19, independentemente de terem feito ou não o teste. “As UBS Covid não são apenas para quem tem teste positivo, qualquer suspeita [de estar com a doença], tem as UBS covid”, frisou.
Ver todos os comentários | 0 |