O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, afirmou ao GP1 nesta sexta-feira (18) que mesmo com o aumento do número de casos da covid-19, a obrigatoriedade do uso de máscaras em Teresina não será recomendada nesse momento, já que o monitoramento feito não tem mostrado a necessidade.
“Nós temos muita seriedade com os números que informamos à população, então no momento que a gente tiver números insatisfatórios, com certeza repassaremos. No entanto, até o momento esse não é o caso, por isso não há a obrigatoriedade do uso de máscaras, existe apenas a recomendação de que os pacientes que tenham comorbidades a usem, quem estiver com síndrome gripal também faça uso da máscara, é uma maneira da pessoa se proteger e proteger os outros”, declarou Gilberto.
Além disso, o presidente da FMS ressaltou o compromisso com o monitoramento dos casos positivos, o que, consequentemente, reflete nas medidas que serão tomadas pelo comitê de operações especiais da instituição.
“No momento em que a gente identificou os casos de aumento de positividade, a gente já divulgou para a sociedade e continuamos com as medidas de orientação quanto à vacinação. Nós estamos disponibilizando a vacina em maior número de pontos, são 31 pontos de vacinação agora. Além disso, nós continuamos através do comitê de operações especiais a avaliar semanalmente todos os casos e aquelas medidas que algumas cidades já estão tomando, como a administração da 5ª dose, o Ministério da Saúde ainda não autorizou. Assim como a instituição do uso de máscaras ainda não é necessária, de acordo com os números de apresentados”, afirmou o presdiente da FMS.
Testes da covid-19
Com o aumento do número de casos do coronavírus, a procura pelos testes também cresceu. Dessa forma, o presidente da FMS tranquilizou a população, reportando que as Unidades Básicas de Saúde da capital piauiense estão preparadas para arcar com a demanda da cidade.
“Nós temos agora cerca de 40 mil testes disponibilizados para a população. Então, a gente continua oferecendo os testes de covid-19 como maneira da população identificar mais fácil ou descartar o diagnóstico. Todas as unidades básicas da capital possuem o teste e equipes treinadas para isso”, declarou Gilberto Albuquerque.
Ver todos os comentários | 0 |