O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE-PI) realizou nessa quarta-feira (05) uma palestra em alusão ao Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, que é comemorado anualmente em 10 de outubro.
A data voltada para a prevenção de acidentes dentro do ambiente escolar, surgiu com a Lei Lucas, depois que o pequeno Lucas Begalli, de 10 anos, faleceu por asfixia mecânica durante uma excursão da escola que frequentava, em Campinas, em São Paulo.
Em entrevista ao GP1, o presidente do SINEPE-PI, Leonardo Airton, afirmou que as escolas da rede de ensino privada aderiram à conscientização de ações em Saúde e Segurança nas instituições, buscando a prevenção de acidentes.
“A adesão da rede particular do ensino foi em massa, não só escola, mas também cursos técnicos, faculdades, todos buscando entender a legislação, participar dessa manhã de trabalho, de atividade, de prevenção que nós estamos fazendo em parceria com o Corpo de Bombeiros, tudo realmente pensando nesse dia nacional de Saúde de Segurança nas escolas. Nós sabemos também que a questão dessa concentração surgiu após um evento trágico que foi a morte do pequeno Lucas. Existe uma crescente demanda por segurança seja na área apenas de prevenção de acidentes, mas na saúde mental. Então, infelizmente, a lei decorreu de um fato trágico. E como eu digo, essa lei popularmente conhecida como Lei Lucas veio para não deixar essa lacuna em aberto e que as escolas, faculdades, as instituições de ensino coloquem instrumentos de prevenção e busquem então efetivar ainda mais essa legislação”, explicou.
A coordenadora pedagógica, Cristine Correia, ressaltou a necessidade de que os profissionais da Educação estejam sempre atentos quanto à atenção às crianças, adolescente e jovens no ambiente escolar.
“Os profissionais de educação estão o tempo todo atendendo crianças, jovens, adolescentes nas escolas. Então é importante que eles já tenham esse preparo da equipe pedagógica, da equipe da escola. No caso de um acidente, que a gente precisa dar um suporte imediato, então é muito relevante que a gente tenha essa formação que a gente possa passar informação pra toda a equipe da escola como um todo, para que a gente possa fazer esses primeiros socorros, esse atendimento. Então, essa conscientização e esse preparo para o grupo pedagógico também são muito importantes para os alunos”, completou.
Ao todo, 12 escolas de Teresina e 03 do interior do estado (União, Floriano e Picos), estão participando do evento.
Ver todos os comentários | 0 |