O presidente do Diretório do MDB no Piauí, senador Marcelo Castro, conversou com o GP1 na manhã desta quinta-feira (19) sobre a eleição para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Ele declarou que vai pedir para que o partido vote no deputado estadual Zé Santana, único nome da sigla no pleito para a Corte de Contas.
“Não vou orientar, claro que vou pedir [para que MDB vote em Santana]”, disse o senador à nossa reportagem. Além do parlamentar emedebista, mais três deputados e dois advogados estão postulando a vaga no TCE.
Declararam apoio
Os deputados emedebistas João Mádison Nogueira, Pablo Santos e Henrique Pires já declararam voto em Santana. Até o momento, apenas o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho e o deputado Severo Eulálio não externaram apoio para a eleição do TCE.
Deputados candidatos
Além de Zé Santana (MDB), também estão na disputa Wilson Brandão (Progressistas), Flora Izabel (PT) e Flávio Júnior (PDT), este último que foi o único a fazer sua inscrição.
Advogados no páreo
O advogado e professor universitário Thiago Normando registrou nessa quarta-feira (18), candidatura para a vaga de conselheiro do TCE. A também advogada Nayara Negreiros declarou que promete se colocar no processo de escolha para o Tribunal.
Requisitos para ser conselheiro
De acordo com o edital, os requisitos básicos para concorrer à vaga são: ser brasileiro, possuir mais de 35 anos e menos de 65 anos, ter idoneidade moral e reputação ilibada, possuir notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos financeiros ou administração pública e possuir mais de 10 anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional, que exija conhecimentos mencionados anteriormente.
Ver todos os comentários | 0 |