O prefeito de Betânia do Piauí, Fábio Macedo, declarou situação de emergência no município devido à estiagem que atinge a região. O decreto foi assinado no dia 31 de maio e publicado no Diário Oficial dos Municípios dessa quarta-feira (02).
Confira aqui o decreto
Segundo o prefeito, o decreto foi feito devido a irregularidade na distribuição pluviométrica e a acentuada queda desde 2021 em toda a área territorial do município de Betânia do Piauí. Além disso, o município não possui sistema de abastecimento de água e nem barragem de grande porte e a população depende do abastecimento através de carros pupa na zona rural e urbana do município durante todo o período do ano.

Ainda conforme o prefeito Fábio Macedo, o reduzido período chuvoso tem propiciado a perda de mais de 90% da agricultura familiar, ocasionando escassez nas pastagens para os rebanhos.
Desta forma, o prefeito decidiu declarar situação de emergência nas áreas urbana e rural do município, autorizando a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações em resposta à seca.
O decreto já está em vigor e terá vigência de 180 dias.
Ver todos os comentários | 0 |