O GP1 apurou com exclusividade que a vereadora Helena Maria Rocha Barros (Republicanos), de José de Freitas, é um dos alvos dos mandados de busca e apreensão da Operação Entrelaçados, deflagrada pela Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DECCOR) em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) na manhã desta terça-feira (25). A parlamentar é dona de uma empresa suspeita de integrar um esquema criminoso de fraude em licitações.
Helena Barros é proprietária da empresa Bless Distribuidora, que funciona no mesmo endereço das empresas Du Vale Distribuidora e Prospetity Distribuidora, em José de Freitas, também alvos de investigação da operação.
Secretário também foi alvo
Nossa reportagem apurou que, além da vereadora de José de Freitas, também foi alvo da Operação Entrelaçados o ex-secretário de Administração do município de Batalha, Francisco Pereira de Oliveira.
Operação Entrelaçados
A Polícia Civil do Piauí investiga um grupo criminoso acusado de promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais no município de Batalha, envolvendo recursos públicos federais que seriam utilizados no combate à covid-19.
Os investigadores da DECCOR constataram que dois irmãos eram responsáveis pelas empresas Ampliar Distribuidora, Expandir Distribuidora e F&P construtora e Locação. Concomitantemente, os policiais foram ainda na sede da Ômega Hospitalar, outro alvo da investigação, e apurou que a empresa é administrada tem como responsável legal um laranja.
Também foram alvos da operação as empresas Bless Distribuidora, Du Vale Distribuidora e Prospetity Distribuidora, todas situadas em um mesmo endereço na cidade de José de Freitas.
Investigação
Os levantamentos mostraram que as empresas investigadas possuíam estreita ligação e muitas vezes venceram licitações de 2017 a 2020, recebendo a quantia aproximada de R$ 16 milhões no decorrer desse período, somente do município de Batalha. Os responsáveis pelas empresas poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, associação criminosa.
Outro lado
A vereadora Helena Barros não foi localizada pelo GP1.
Ver todos os comentários | 0 |