O GP1 recebeu denúncias de artistas nesta terça-feira (11) de que a Prefeitura de Teresina cancelou contratos com a Orquestra Sinfônica de Teresina e o Balé da Cidade. A informação foi dada aos beneficiados dos projetos durante uma reunião com a Fundação Monsenhor Chaves (FMC) e o secretário de Finanças, Robert Rios.
Uma das bailarinas que faz parte do Balé da Cidade, que preferiu não se identificar, informou que durante reunião, a Prefeitura de Teresina alegou ter um projeto para beneficiar outros artistas e para isso vai encerrar os contratos com a Orquestra Sinfônica e o Balé da Cidade.
“O que está acontecendo é que a Prefeitura de Teresina vai cancelar o contrato que mantém a Orquestra Sinfônica e o Balé da Cidade e também deve atingir outras associações, porque a prefeitura paga as duas associações e isso custeia outros projetos. Nós temos 20 anos de existência na cidade, já formamos profissionais, esse projeto já ajudou crianças e isso vai ferir diretamente na Cultura da cidade”, relatou.
Ainda de acordo com a bailarina, os artistas não são contra ao auxílio que foi proposto, porém, a categoria artística considera desnecessário os cortes de contratos e acredita que a medida vá prejudicar os trabalhos realizados.
“Nosso posicionamento é que não vamos nos calar, não vamos concordar para que isso se concretize, tirar isso de nós é tirar comida da nossa boca e da nossa família. A Prefeitura quer simplesmente acabar com os contratos alegando que precisa beneficiar outros artistas e que esses projetos são privilegiados. Esse auxilio emergencial pode sim beneficiar outros artistas, porém, pode se manter as duas coisas, não precisar tirar de outro lugar, isso é o que nos deixa abalados e tristes”, destacou.
O que diz a Prefeitura de Teresina
Por meio de nota, a Prefeitura de Teresina disse que a informação de encerrar os projetos culturais não procede e que passará a ter uma nova forma de contribuir com a classe artística sem ter relacionamento com associações ou ONGs.
Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Teresina informa que não procede a informação de que irá encerrar projetos culturais.
A prefeitura passará a adotar uma nova forma de relação com o setor artístico, com a contratação direta de artistas, sem o intermédio de ONGs e associações.
Ver todos os comentários | 0 |