A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou, nesta terça-feira (09), a vacinação contra a covid-19 para idosos com 90 anos ou mais em Teresina. Durante a vacinação, feita no modelo Drive-Thru, foram formadas longas filas de carros nos postos de vacinação distribuídos pela Capital. Aqueles que não possuírem veículo também poderão ser imunizados, bastando apenas se dirigir aos locais determinados e apresentar documento com foto.
Fátima Vasconcelos, que levou a mãe de 98 anos para receber a primeira dose da vacina, falou com o GP1 e comemorou a imunização da mãe. “Eu trouxe minha mãe, dona Ursulina, de 98 anos. É muito importante, estamos emocionados, principalmente pela minha mãe, que já está com idade muito avançada. Ficamos cerca de 1h aguardando, mas não tem problema, só da vacina ter chegado ao Brasil é mais importante”, contou.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, ressaltou que as filas nos postos representam o grande interesse da população pela imunização. “Isso é bom porque mostra o interesse que a população está tendo pela vacina, essa fila está demorando em torno de 1h, mas as pessoas não estão reclamando, porque estão vendo nosso compromisso de fazer o mais rápido possível, está uma aceitação fantástica”, destacou o presidente.
Segundo o agente N. Chagas, da Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans), a fila de carros na Avenida Zequinha Freire está em torno de dois quilômetros, mas o trânsito no local está fluindo normalmente. “Estamos aqui exatamente para não deixar que pessoas adentrem e entrem na frente de outros condutores. Estamos controlando essa fila, juntamente com os profissionais da Uninovafapi. O congestionamento está grande porque muitas pessoas não tem ideia que existem outros pontos à disposição, mas o trânsito está fluindo", relatou.
No posto de vacinação da zona sudeste, na Faculdade Estácio Ceut, a vacinação está ocorrendo de forma tranquila e sem fila de carros. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), está acompanhando o primeiro dia de vacinação dos idosos na Faculdade Santo Agostinho, na zona sul da Capital.
O que apresentar para receber a vacina
A apoiadora Lorena Uchôa, da coordenadoria regional leste da FMS, explicou que para receber a primeira dose da vacina é necessário apenas um documento com foto que comprove a data de nascimento do idoso.
“Os idosos, nessa primeira etapa, precisam apresentar um documento com foto para que a gente possa comprovar a data de nascimento e que ele tenha uma idade acima de 90 anos. O que a gente está vendo é a felicidade dos idosos de tomar essa dose de esperança. Para nós, que trabalhamos desde o início da pandemia nas UBS’s, fazendo testes, e chegar esse momento da vacina, nós ficamos sem palavras com esse momento importante”, explicou.
Confira o local dos postos:
Zona Norte - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Campus Pirajá;
Zona Leste - Centro Universitário Uninovafapi;
Zona Sul - Faculdade Santo Agostinho;
Zona Sudeste – Faculdade Estácio
Ver todos os comentários | 0 |