A Unidade de Pronto Atendimento do Promorar (UPA), principal unidade de saúde da zona sul da Capital, registrou cerca de 210 atendimentos de síndrome gripal somente no dia 27 de dezembro.
Em entrevista ao GP1 nesta terça-feira (28), o diretor-geral da UPA do Promorar, o médico Leandro Mendes, informou que nos últimos 15 dias, a unidade vem apresentando aumento nos atendimentos de sintomas gripais.
“Nesses últimos 15 dias tem aumentado, inclusive a gente até colocou mais profissionais devido a esse problema que está acontecendo. Mas, a demanda, aumentou e muito, ontem [dia 27 de dezembro] foram cerca de 210 atendimentos de síndrome gripal e era bem menos, nossa média não chegava a 200 assim, esse aumento chega em toda a cidade, não somente aqui”, destacou o diretor.
Ainda de acordo com o diretor, mesmo se tratando de sintomas de gripe, os casos não são de covid-19, pois são realizados os testes e a situação da pandemia se encontra em estabilidade em Teresina.
“A maioria é de casos de gripe mesmo, a gente observa que os casos de covid estão estabilizados. O paciente chega aqui com sintomas e a gente faz o exame, principalmente quando for internar e espera pelo resultado negativo, caso o contrário, a gente direciona para os locais que atendem só covid”, declarou Dr. Leandro.
Surto de H3N2
A preocupação em torno dos casos de gripe ocorre principalmente por causa de outros estados, como Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia, onde vem apresentando surtos de casos da gripe H3N2.
Ver todos os comentários | 0 |