A governadora em exercício, Regina Sousa, participou na manhã desta quarta-feira (17) da inauguração de 20 novos leitos de UTI no Hospital Getúlio Vargas (HGV). O secretário estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto, o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, também estiveram presentes no evento.
Regina Sousa destacou a importância dos novos leitos, principalmente, para acelerar a fila de esperas por cirurgias. “Leito de UTI era sempre o nosso gargalo. São UTIs modernas, agora temos 40 UTIs que certamente vão desafogar um pouco, porque muitas vezes a pessoa não faz cirurgia porque não tem leito de UTI, talvez ela nem precisa, mas precisa ter UTI, então isso vai fazer andar também a fila de cirurgias porque tem mais UTI”, ressaltou.
De acordo com o secretário Florentino Neto, os leitos de UTI estão equipados com equipamentos de última geração, além de cada um deles estarem em apartamentos individuais. “É muito importante nós termos a ampliação do número de leitos no HGV. Estamos inaugurando 20 leitos de UTI com leitos individualizados, cada leito é um apartamento, ao contrário da maioria das UTIs e os equipamentos são de última geração. É uma UTI nos moldes dos hospitais de excelência porque queremos que nossos hospitais sejam de excelência e o HGV é um hospital de referência para toda rede, por isso toda essa preocupação que nós estamos tendo com ele e os demais”, afirmou.
Recentemente, o HGV voltou com as cirurgias cardíacas, portanto, os novos leitos serão destinados aos pacientes da cardiologia. “Essa UTI vai estar dedicada mais aos pacientes da cardiologia, nós reimplantamos a cirurgia cardíaca no HGV numa preocupação que a gente possa ter o atendimento cardiológico como referência para toda a rede”, explicou.
“O HGV tem 80 anos, mas para ter acesso aos pacientes que estavam no 1º e 2º andar era necessário ir de escada ou elevador, não tínhamos uma rampa que permitisse, por exemplo, uma evacuação rápida desses andares e depois de 80 anos inauguramos hoje essa rampa, de todas as obras ela é a mais simples, mas imprescindível para o hospital. Além disso, nós inauguramos também o novo laboratório”, completou Florentino Neto.
A governadora também enfatizou a importância da rampa no HGV em caso de emergência, como uma rota de fuga. "A rampa é uma questão essencial, porque é uma rota de fuga, eu era impressionada porque não tinha uma rota de saída no HGV, era só escada e elevador", disse Regina Sousa.
Ainda segundo o secretário Florentino Neto, novas obras deverão ser inauguradas como determinado pelo governador Wellington Dias. “O governador determinou e estamos executando um plano, algumas obras já executamos como a reforma de todo o teto, o novo almoxarifado, nova farmácia, são 23 obras autorizadas pelo governador Wellington Dias e que hoje a governadora em exercício Regina Sousa, está inaugurando três dessas obras”, finalizou.
O secretário Rafael Fonteles falou dos investimentos que têm sido feitos no Hospital Getúlio Vargas que, segundo ele, é um dos maiores nos últimos anos. “O HGV como todos sabem é referência de alta complexidade do estado e nos últimos anos ele tem recebido a maior intervenção na melhoria de suas instalações de toda a sua história. Só essa obra que é inaugurada hoje, é um marco histórico você dobrar a quantidade de leitos de UTI e com a qualidade que estão apresentados, com leitos individualizados, equipamentos de última geração, é um ganho absurdo para a população de uma forma geral”, analisou.
“Os profissionais terão um lugar adequado para trabalhar e a população terá muito mais resolutividade na solução dos seus problemas de alta complexidade que é o que requer a UTI, mas também tem a parte da rampa, a parte dos exames laboratoriais, é um ganho enorme para a saúde pública do estado”, concluiu Rafael Fonteles.
Ver todos os comentários | 0 |