O Secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera, afirmou durante entrevista à imprensa na manhã deste domingo (24), logo após a abertura dos portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que a taxa de abstenção nesse segundo dia de provas deve ser maior que a registrada no primeiro dia.
“A tendência é que o segundo dia tenha sim uma abstenção maior do que o primeiro dia, normalmente é sempre maior que o primeiro dia, é assim em tempos normais e deve ser assim no dia de hoje. No primeiro dia tivemos uma abstenção de 47%, que quer dizer aproximadamente 70 mil faltosos”, comentou o secretário.
Ellen Gera destacou que o número alto de abstenções comparado a anos anteriores se deve a pandemia da covid-19, mas ressaltou a não ocorrência de incidentes sanitários durante o primeiro dia de provas.
“Precisamos enfatizar que de fato é um Enem diferente, até porque muitos estudantes não vieram fazer a prova. Isso é ruim para a vida desses alunos, mas a gente precisa respeitar a decisão daqueles que não vieram, principalmente por conta da pandemia, que deixou prejuízos para sociedade e não é diferente na educação. A Seduc vai implementar um programa preparatório do Enem de 2021 para todos aqueles que se sentiram prejudicados com o exame de 2020 e não fizeram a prova”, enfatizou.
Taxa de presença no primeiro dia de provas no Piauí
A média da taxa de presença dos inscritos no Enem deste ano no Piauí superou a média nacional do primeiro dia de aplicação da prova, realizado no útimo domingo (17).
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), apesar da pandemia o número de inscritos para o exame neste ano subiu para 133.293, sendo que no ano passado eram 122.338 candidatos no Piauí. Do total de inscritos para o exame, 70.050 compareceram aos locais de prova, fazendo com que o estado superasse a média nacional na taxa de presença.
Ver todos os comentários | 0 |