Nesta segunda-feira (3) começa a segunda etapa da Fase 2 da abertura das atividades econômicas que estavam suspensas desde março, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Estarão autorizados a abrir shoppings centers, centros comerciais, artigos para viagem e calçados e serviços imobiliários. Também podem funcionar serviços de tatuagem e colocação de piercing, alojamento, higiene e embelezamento de animais domésticos.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Shopping Rio Poty
Os estabelecimentos comerciais e empresariais localizados no interior de centros comerciais e shoppings terão seu retorno conforme cronograma e nível de restrição de cada uma de suas atividades, ou seja, só será permitido o funcionamento das atividades já liberadas. Os shoppings deverão obter licença prévia específica da Vigilância Sanitária do Município de Teresina.
Shoppings
O Teresina Shopping informou que as atividades retornam no dia 4 de agosto e que para receber os clientes, esses empreendimentos comerciais tiveram que adotar um rígido plano de segurança sanitária para prevenir a covid-19, além de funcionar em horário restrito de terça-feira à sexta-feira, das 14h às 20h.
O Shopping Rio Poty anunciou que vai retomar as atividades no dia 04 de agosto e que vai contar com um cronograma de sanitização pulverizada, bem como higienização constante das áreas comuns de circulação. O Shopping da Cidade reabre para o público apenas no dia 10 de agosto, já que a partir do dia 4 os comodatários vão poder organizar o espaço para atenderem as normas sanitárias
Cronograma
Como o prefeito de Teresina possui autonomia, o cronograma dele em relação a abertura das atividades econômicas é diferente do Estado do Piauí em alguns pontos.
Os primeiros setores reabriram no dia 6 de julho concentrando principalmente a área da construção civil e depois no 13 de julho aconteceu a segunda etapa, relacionada ao setor automotivo e de peças. Dia 20 de julho era para ter iniciado a outra etapa, mas como o prefeito Firmino Filho (PSDB) detectou que muitas empresas estavam abrindo de forma irregular, gerando aglomeração no Centro de Teresina, a reabertura foi adiada para o dia 27.
Então no dia 27 de julho foi autorizado o comércio atacadista e varejista de itens não essenciais, eletrodomésticos, pet shop, agências de viagens, serviços administrativos, edifícios, missas, serviços religiosos e espaços abertos de parques, reservas naturais e zoológico. Além disso as atividades físicas em espaços abertos também estão permitidas, desde que as pessoas respeitem as medidas de segurança sanitária, como por exemplo, o uso de máscara facial.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Deputada Margarete Coelho é diagnosticada com o novo coronavírus
Sargento da Polícia Militar morre vítima de covid-19 no Prontomed
Piauí registra 1.304 mortes e 50.198 casos confirmados de covid-19
Ver todos os comentários | 0 |