O juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, converteu em preventiva nesta quinta-feira (09), as prisões em flagrante de Tércio Kleber Pereira Castro, Marcelo Santos, Amaury França Silva Lopes, Carlos Lima Araújo, Marcos De Sousa Alves e Thiago Lima Vieira. Todos são acusados de sequestrar o gerente do banco Itaú e sua família na última terça-feira (07) no bairro Gurupi, zona sudeste de Teresina.
O magistrado pontuou a impossibilidade da soltura da quadrilha em virtude de como ocorreu a ação criminosa, com uso de arma de fogo e extrema violência.
- Foto: Reprodução/WhatsAppAcusados de sequestrar gerente de banco do Itaú em Teresina
“Ora, vislumbra-se nas condutas o crime de uma organização criminosa, com funções especificas, com prévia articulação, sofisticação do grupo possuindo um modus operandi peculiar, em concurso de pessoas, uso de arma de fogo, extrema violência, uma vez que os acusados sequestraram o gerente do banco, sua esposa e seus filhos menores de idade, restringindo a liberdade de sua família, perdurando por todo o período noturno, causando violência psicológica que poderá ocasionar danos irreparáveis, como forma de coagi-lo a subtrair os valores existentes no cofre do estabelecimento bancário, conduta essa que, por si só, demonstra a gravidade concreta da conduta, revelando sem sobra duvidas, uma periculosidade social por parte dos agentes que ofende a ordem pública”, destacou.
Investigação
Segundo o delegado Tales Gomes, coordenador do GRECO, os suspeitos “raptaram e mantiveram em cativeiro a família de um gerente de banco aqui de Teresina, das 19h30 do dia 07 até às 15h30 do dia 08, após o gerente conseguir sair da agência que trabalha no centro de Teresina e entregar 50 mil reais aos criminosos”, explicou o delegado.
Após um intenso levantamento de informações, os investigadores do Greco conseguiram identificar o grupo e durante uma perseguição conseguiram abordar os três primeiros suspeitos que estavam em um veículo, modelo Polo, na Avenida Joaquim Nelson, bairro Dirceu Arcoverde, onde foi encontrado o dinheiro do resgate, cerca de R$ 50 mil.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Coordenador do GRECO, delegado Tales Gomes
“Continuando as investigações e após abordagem e troca de tiros com os ocupantes de um HB20, efetuou-se as prisões dos demais investigados, bem como foi apreendida uma pistola 380, um revólver calibre 38, 'falsos' explosivos que foram usados nos familiares do gerente, além de outros objetos e veículos usados na prática criminosa”, completou.
Entenda o caso
O gerente de uma agência bancária do Itaú e sua família foram vítimas de sequestro, na modalidade sapatinho, quando as vítimas ficam sob cárcere e são libertadas no dia seguinte. O crime se deu na noite dessa terça-feira (07) no bairro Gurupi e as vítimas acabaram sendo libertadas por volta de 15h desta quarta-feira (08), na BR 343, na saída de Teresina em direção ao município de Altos. A ação policial, executada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) terminou com as prisões de seis acusados.
Conforme o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Piauí, Lucy Keiko, as investigações tiveram início na manhã dessa quarta-feira pelas equipes do GRECO, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais do Piauí (BOPE) e da Coordenação de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE).
- Foto: Lucas Dias/GP1Lucy Keiko
“Na noite de ontem iniciou um crime de extorsão mediante sequestro. Alguns indivíduos sequestraram a família de um gerente de uma agência bancária aqui de Teresina. Hoje pela manhã o GRECO tomou conhecimento desse fato e passou o dia em diligência com o BOPE e CORE investigando de forma silenciosa para descobrirmos onde estavam as vítimas”, destacou.
De acordo com o delegado Tales Gomes, o gerente foi obrigado a entregar a quantia de dinheiro e logo depois ele a família foram liberados pelos criminosos.
Ainda conforme o delegado, seis suspeitos foram presos durante a ação. "Prendemos 6 pessoas por envolvimento no sequestro do gerente. Apreendemos todo o dinheiro tirado do banco, três carros e duas armas usadas no crime", acrescentou o delegado Tales Gomes. Os presos serão autuados pelos crimes de organização criminosa; extorsão mediante sequestro; posse ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Greco divulga nomes dos acusados de sequestrar gerente do Itaú em Teresina
Gerente do banco Itaú e família são sequestrados em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |