As concessionárias de veículos e lojas de autopeças estão autorizadas a reabrir nesta segunda-feira (20) em Teresina. A retomada faz parte de uma das medidas editadas no decreto do prefeito Firmino Filho (PSDB), assinado na última sexta-feira (17), que definiu as datas e os setores das novas fases de reabertura das atividades econômicas na Capital, que estavam paralisados em função da pandemia do novo coronavírus.
Na próxima semana, no dia 27 de julho, o comércio atacadista e varejista considerados não essenciais, como venda de produtos eletrodomésticos, lojas de pet shop, agências de viagens, serviços administrativos, de edifícios, missas, serviços religiosos e espaços abertos de parques, reservas naturais e zoológico terão suas atividades retomadas. Atividades físicas em espaços abertos também serão permitidas. Esses setores fazem parte da primeira etapa da Fase 2.
- Foto: Lucas Dias/GP1Cegonha com carros na concessionária em Teresina
Segunda etapa
Já na segunda etapa da Fase 2, que terá início a partir do dia 03 de agosto, estarão autorizados a abrir shoppings centers, centros comerciais, artigos para viagem e calçados e serviços imobiliários. Também podem funcionar serviços de tatuagem e colocação de piercing, alojamento, higiene e embelezamento de animais domésticos.
Os estabelecimentos comerciais e empresariais localizados no interior de centros comerciais e shoppings terão seu retorno conforme cronograma e nível de restrição de cada uma de suas atividades. Os shoppings deverão obter licença prévia específica da Vigilância Sanitária do Município de Teresina.
Fase 3
Primeira etapa
De acordo com o decreto, a Fase 3 está prevista para iniciar no dia 10 de agosto, quando estarão autorizados a funcionar os serviços de cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza, transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, e outros transportes rodoviários, além das atividades da Administração Pública Geral, Direta e Indireta, Relações Exteriores e Justiça.
Segunda etapa
Já na segunda quinzena de agosto, dia 17, na segunda etapa, ficam autorizados a reabrir os bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento. Também poderão abrir restaurantes a La Carte, prato feito, buffet sem autosserviço e bares, restaurante self-service, lanchonetes, cafeterias e similares. Esses estabelecimentos estão sujeitos a funcionamento mediante os protocolos específicos constantes no anexo do decreto.
Permanecem proibidas de funcionar áreas de lazer e recreação infantil, incluindo playground em bares, restaurantes e Shopping Centers.
Entretenimento
Já o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e empresariais que possuam em seus serviços atração de entretenimento (música, apresentações de shows, entre outros), como os bares, boates, casas de shows, e espetáculos, circos, buffets para festas e eventos, e demais atividades não previstas no Anexo I do Decreto, somente poderão retornar após autorização prevista em Decreto Estadual e com avaliação específica, levando-se em conta os dados epidemiológicos do Município de Teresina.
Todos os estabelecimentos autorizados a reabrir nas fases 2 e 3 deverão atuar em turno único de trabalho de seis horas consecutivas por dia. No caso do comércio varejista, incluindo o Shopping da Cidade, o horário de funcionamento será das 9h às 15h. O comércio varejista na zona Leste e nos shoppings centers poderão funcionar das 14h às 20h.
Cada setor que volta a funcionar deverá seguir protocolos de segurança, com redução de trabalhadores, distanciamento social, uso de máscara, testagem dos funcionários, além das demais regras presentes nos protocolos de prevenção e segurança ao combate à Covid-19 estabelecidos pela União, pelo Estado do Piauí, pelo Município de Teresina, além dos protocolos adotados para cada setor de atividade comercial e econômica.
Em nível estadual, o governador Wellington Dias também anunciou a reabertura de setores da economia para esta segunda-feira (20) em uma escala maior. Confira o que reabre a partir de hoje, conforme decreto estadual.
-Indústria de produtos químicos, médicos e farmacêuticos
-Comércio varejista e atacadista de produtos químicos, médicos farmacêuticos
-Pet Shop e alojamento de animais
-Transporte Armazenagem e Correio
-Fabricação de Móveis
-Comércio varejista e atacadista de móveis e eletrodomésticos
-Geração de Transmissão de energia elétrica e combustíveis gasosos
NOTÍCIA RELACIONADA
Firmino Filho assina decreto com novas datas para reabertura do comércio
Ver todos os comentários | 0 |