A Agespisa mobilizou técnicos e equipamentos dos setores de operação e manutenção para atuar em caráter emergencial com o objetivo de restabelecer o abastecimento de água na cidade de Canto do Buriti, localizada a 409 quilômetros de Teresina.
No início da semana passada, oscilações de energia elétrica provocaram a queima da bomba do principal poço que abastece a cidade, fornecendo cerca de 90 mil litros de água por hora. Por conta de dificuldades para retirar o equipamento danificado, foi necessário encaminhar uma máquina perfuratriz, com equipe de Teresina, para executar o serviço. Porém, mesmo com o aparato, ainda não foi possível retirar a bomba queimada para realizar a substituição. A empresa então instalou uma nova bomba sobre o equipamento danificado, obtendo 20% da vazão original.
O abastecimento nas áreas centrais e baixas de Canto do Buriti está sendo regularizado gradativamente. Para restabelecer o fornecimento nas áreas altas, a Agespisa vai interligar, em caráter emergencial, um novo poço ao sistema ainda neste domingo (19). Já a partir desta segunda-feira (20), técnicos da Superintendência Sul vão começar a equipar mais dois poços para garantir o abastecimento regular.
Na terça-feira (21), a empresa vai encaminhar equipes para a perfuração de pelo menos mais dois poços, um localizado em área de topografia elevada e outro para substituir o poço obstruído pela bomba queimada, caso não seja possível retirar o equipamento.
“Desde que detectamos o problema, os colaboradores da empresa têm trabalhado de forma ininterrupta para solucionar a situação. Com essas ações emergenciais, esperamos regularizar o abastecimento de Canto do Buriti. Estamos enviando mais equipes e todos os materiais necessários para os serviços que serão executados”, ressaltou o diretor de Operações da Agespisa, José Maria Carvalho.
Ver todos os comentários | 0 |