Professores do Campus Professora Cinobilina Elvas, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no município de Bom Jesus, escreveram uma carta ao governador Wellington Dias (PT) solicitando a instalação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a região.
A carta é assinada pelo professor Stélio Bezerra Pinheiro de Lima, presidente do Conselho do Campus Cinobilina Elvas. Os docentes pedem ainda no documento, a contratação de mais profissionais da saúde, ambulâncias com UTI e laboratórios para a realização de exames para o novo coronavírus (covid-19).
O documento destaca que a população da região da Chapada das Mangabeiras é de 192.670 habitantes e que a renda per capita é de R$ 253,37, sendo que 43% da população reside na zona rural e 70% se encontram vulneráveis à pobreza.
Hospitais da região
O Conselho informa ainda que os hospitais de Corrente e de Bom Jesus não tem capacidade para atender a população que apresentar sintomas de Covid-19.
“Esses hospitais não contam com unidades de terapia intensiva (U.T.I.), profissionais intensivistas e tampouco ambulâncias com serviço de U.T.I para o transporte de pacientes. Existem na região apenas 18 leitos reservados para o isolamento de pacientes com a doença. Outro problema observado é que não existem na região laboratórios para realização de testes para detecção do vírus SARS-CoV-2”, diz a carta.
Confira a carta na íntegra:
- Foto: DivulgaçãoCarta de professores da UFPI de Bom Jesus para o governador Wellington Dias
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington critica Governo Federal por demora no combate ao coronavírus
Wellington Dias pede apoio do Exército no combate ao coronavírus
Combate ao coronavírus: Wellington Dias anuncia ampliação de UTIs
Ver todos os comentários | 0 |