Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sistema "Alô Saúde Teresina" vai atender pacientes por telefone

“Formando a equipe médica, estão 22 profissionais da Atenção Básica, distribuídos em escalas de serviço", disse o prefeito.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) implantou o sistema “Alô Saúde Teresina” para atender, por telefone, pessoas com sintomas leves de covid-19 ou com outros problemas básicos. Por meio do Twitter, Firmino disse que o serviço está disponível através do número 0800 291 0084 e funciona de segunda-feira a sexta-feira, nos horários de 8h às 20h.

“Formando a equipe médica, estão 22 profissionais da Atenção Básica, distribuídos em escalas de serviço. Inicialmente o usuário é atendido por uma unidade de resposta automática. Se houver necessidade, a ligação é imediatamente transferida para um médico”, disse o prefeito nas redes sociais.


O objetivo dessa nova forma de atendimento é ampliar o acesso à saúde, diminuindo a circulação de pessoas na cidade e evitando a exposição dessas pessoas ao vírus.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

“Contamos com médicos que estão isolados por fazerem parte do grupo de risco para a covid-19. Eles foram devidamente qualificados para esse atendimento e estão aptos a atenderem os teresinenses”, disse o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

Forma de atendimento

Ao ligar para o 0800, a população é atendida por uma Unidade de Resposta Automática, que redireciona a ligação ao Call Center “Covid-19” ou “Saúde da Família”. Em seguida, um operador repassa todas as orientações sobre a covid-19 e coleta dados do paciente para atender as suas necessidades de saúde.

Durante a ligação, é preenchido o prontuário de atendimento. Se houver necessidade, a ligação será transferida para um médico, para prosseguir com o atendimento.

Será possível, inclusive, fazer vídeoconferência para que a equipe médica possa ver o usuário e todos os procedimentos feitos são atualizados no prontuário do paciente. O serviço da OPT Sistema é implantado pela Prodater e tem capacidade de atender, inicialmente, até 4.900 ligações por dia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Firmino Filho autoriza dispensa de licitação durante pandemia

Covid-19: Firmino suspende reajuste das tarifas de água e esgoto

Firmino Filho institui Comitê Gestor para enfrentamento da Covid-19

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.