Um candidato a vereador e sua esposa foram presos pela Polícia Federal durante a operação “Voo da madrugada” na madrugada deste domingo (15) acusados de abuso de poder econômico e compra de votos na cidade de Parnaíba. Com o casal foram encontrados mais de R$ 40 mil e material impresso de campanha.
Segundo a PF, a prisão do casal ocorreu em flagrante por suspeita de captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Em poder dos dois foi apreendido valor superior a R$ 40mil em dinheiro em espécie, além de vasto material de propaganda eleitoral.
- Foto: Divulgação/PFMaterial apreendido com o casal
Além da prisão do casal, os policiais capturaram seis pessoas no exato momento em que jogavam grande quantidade de “santinhos” nas ruas em frente aos locais de votação na cidade de Parnaíba. O grupo foi conduzido à Delegacia.
De acordo com a Polícia Federal, em Parnaíba a operação tem objetivo de prevenir e reprimir crimes de compra de votos e derrame de “santinhos” nos logradouros públicos próximos aos locais de votação. Aproximadamente 30 policiais federais de Parnaíba executaram monitoramento e vigilância ambiental com emprego de drones e viaturas descaracterizadas.
As diligências que se iniciaram na noite de ontem (14) seguem durante todo o dia nos principais locais de votação. O candidato a vereador do município de Parnaíba e sua esposa continuam presos e foram transferidos para o presídio. Os outros seis demais responderão em liberdade, na forma da lei.
A disseminação, mediante despejo de conteúdo impresso, de propaganda no dia das eleições é crime eleitoral e pode configurar também ilícito ambiental punível com pena de até 04 anos de reclusão.
NOTÍCIA RELACIONADA
PF deflagra operação 'Voo da Madrugada' no Piauí e mais 4 estados
Ver todos os comentários | 0 |