A Polícia Federal informou que usará aeronaves remotamente pilotadas, os drones, durante as eleições de 2020 em Parnaíba, no litoral do Piauí. Os equipamentos serão utilizados para auxiliar o combate aos crimes eleitorais e estarão em municípios estratégicos.
Os equipamentos irão sobrevoar as principais zonas eleitorais auxiliando a fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores. Os drones possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.
As imagens serão encaminhadas à Polícia Federal e assim, diante de algum flagrante de crime eleitoral, os policiais se deslocarão para o local indicado no intuito de prender os suspeitos, que serão conduzidos para a delegacia.
A ação vai ao encontro das orientações da Direção Geral da Polícia Federal, no sentido de utilizar novas tecnologias para prevenir e reprimir ações delituosas. O uso de drones possibilita, ainda, diminuir a presença física dos policiais e o contato social com não envolvidos em situação criminosa, o que se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do novo coronavírus.
Ver todos os comentários | 0 |