Vários artistas piauienses estão realizando uma manifestação na manhã desta quarta-feira (21) na Avenida Frei Serafim e no Palácio de Karnak, no Centro de Teresina. Os profissionais protestam contra a implantação da Lei Seca no próximo final de semana no Piauí. A medida foi anunciada na última segunda (21) pelo governador Wellington Dias (PT) em função da pandemia da covid-19, que nas últimas semanas tem registrado aumento no número de casos em todo o estado.
Os manifestantes bloquearam os dois sentidos da Avenida Frei Serafim e pediram que o governador não assine o decreto de implantação da Lei Seca, previsto para o próximo final de semana, nos dias 23, 24 e 25 de outubro. Em entrevista ao GP1, o presidente da Associação dos Músicos do Piauí, Cássio Bruno, relatou que a classe foi surpreendida com a decisão, ele disse que os músicos estão parados desde fevereiro e que ainda estão tentando retornar a normalidade.
“Só no anúncio do governador já foram cancelados vários shows e eventos em geral. A decisão afetou o mercado que estava desde fevereiro parado e agora que estava voltando. Foi decretado que os locais tinham que ser acústicos, com distanciamento, os restaurantes e casas de show colocaram todos os procedimentos legais, aí vem agora esse decreto que já vai começar a depenar o nosso movimento novamente. Os músicos ficaram todos tristes com esse decreto porque vai começar tudo de novo, foram muitos meses sobrevivendo em outras casas, sendo sustentados pela família, e agora o governador está dizendo que tem uma nova onda de covid-19, mas a gente entende que essa onda é em alguns municípios, aqui na capital não teve um aumento de casos. A gente entende que poderia esperar mais”, contou Cássio Bruno.
Os manifestantes se concentraram no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Rua Coelho de Resende e bloquearam totalmente o trânsito. Em seguida, eles partiram para o Palácio de Karnak, sede do governo estadual. A cantora Japa contou ao GP1 que não entende a fundamentação do decreto e que os manifestantes só irão sair da frente do Palácio de Karnak com uma posição das autoridades.
- Foto: Brunno Suênio/GP1Cantora piauiense Japa esteve presente na manifestação
“Desnecessário esse decreto, está tudo aberto no início da semana e no final de semana querem decretar lei seca. A primeira coisa que o governador tinha que decretar era acabar com as reuniões e passeatas políticas, porque lá ninguém está trabalhando. Nos shows não é só os cantores, tem os artistas, garçons, donos de bares, está todo mundo trabalhando. A gente só está querendo o direito de trabalhar, não estamos querendo nada mais que isso, fechou pra um, tem que fechar pra todos”, desabafou.
O motociclista e agente de portaria Rafael Santos, que passava pelo local, apoiou o movimento e disse que os manifestantes tem todo o direito de protesto. “Eu acho uma manifestação justa, tem muitos jovens, os jovens tem todo direito de trabalho, eles tem todo o direito de chamar a atenção. Está certo e tem que fazer uma manifestação pacífica”, afirmou.
Agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans) estão no local para orientar o trânsito.
Lei Seca
O governador Wellington Dias (PT) anunciou no início da tarde de segunda-feira (19) que vai implantar a Lei Seca durante o próximo final de semana, dias 23, 24, 25 em função da pandemia do novo coronavírus, que nas últimas semanas tem registrado aumento no número de casos confirmados de covid-19 em todo o estado do Piauí. O gestor não descartou adotar a medida em outros finais de semana.
A medida foi apresentada durante a inauguração do Centro de Reabilitação - CER IV- na cidade de Parnaíba, em alusão ao Dia do Piauí, comemorado hoje.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Covid-19: Wellington Dias anuncia Lei Seca no fim de semana
Covid-19: prefeito Firmino Filho vai decretar Lei Seca em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |