O juiz Auxiliar da 1ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, Edvaldo de Sousa Rebouças Neto, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), condenou Edvanderson Silva Borges a 24 anos de prisão em regime fechado por ter assassinado o vigilante Edvaldo Viana, no dia 7 de junho de 2019 na Ponte do Poti Velho. A decisão foi dada no último dia 13 de dezembro de 2019.
Na decisão, o magistrado considerou que as circunstâncias do crime contribuíram para a condenação, pois o réu realizou o crime utilizando arma de fogo e na companhia de dois comparsas, dificultando a defesa da vítima.
“As circunstâncias do crime são desfavoráveis tendo em vista que o acusado praticou o delito de roubo em concurso de agentes, com a utilização de arma de fogo, em companhia de outros dois comparsas, dificultando, sobremodo, a possibilidade de resistência da vítima, bem como a atuação das autoridades policiais responsáveis pela garantia da segurança pública”, destacou.
- Foto: Divulgação/DHPPEdvanderson Silva Borges
Outro ponto destacado pelo juiz foi o fato de que a vítima era quem sustentava sua família, sendo que sua morte deixou esposa e filhos menores de idade desamparados. “As consequências do crime também são desfavoráveis, tendo em conta que a vítima era provedora da sua família, e a morte causada pela conduta do acusado deixou os filhos menores e a esposa do ofendido desamparados”, ressaltou.
Pena
Com os pontos que o magistrado considerou na decisão, a pena do criminoso foi de 23 anos e 9 meses de reclusão, mas devido as causas de aumento e diminuição, sua pena foi definida para 24 anos, devido ao crime de corrupção de menores, pois seus dois comparsas eram adolescentes.
Prisão e crime
Os policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP – prenderam no dia 5 de julho um homem identificado como Edvanderson Silva Borges, apontado como autor do latrocínio que vitimou o vigilante Edvaldo Viana, no último dia 07 de junho de 2019, sobre a Ponte do Poti Velho, zona norte de Teresina.
De acordo com o DHPP, Edvanderson, acompanhado de dois adolescentes, abordou a vítima que se deslocava em sua motocicleta por volta de 02h20 da madrugada do dia 07 de junho. Na ocasião, Evaldo Viana teve sua motocicleta roubada e mesmo sem reagir acabou sendo atingido com um tiro e morreu ainda no local.
Os dois menores foram apreendidos logo depois por uma equipe do Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais – BPRONE.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Acusado de assassinar vigilante no Poti Velho é preso pelo DHPP
Homem é assassinado em tentativa de assalto no bairro Poti Velho
Ver todos os comentários | 0 |