O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) apontou que Teresina está com baixo risco de infestação do mosquito. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (15).
Conforme os dados, o índice de infestação em predial, que ocorre em imóveis é de apenas 0,4% em Teresina. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 9 de agosto em todos os bairros da Capital.
Além das ações para a realização da pesquisa, a FMS monitorou com uso de armadilhas chamadas ovitrampas, um total de 1200 locais como borracharias, sucatas, hortas, cemitérios e imóveis abandonados.
O LIRAa é uma pesquisa realizada quatro vezes no ano e abrange todas as zonas de Teresina. Em média são analisados 15 mil imóveis. Os locais mais comuns de proliferação de focos do Aedes aegypti são ralos, piscinas e vasos de plantas.
São enviados os índices de focos por meio da identificação tanto de larvas, como da forma adulta do inseto. Os dados obtidos servirão como base para o desenvolvimento de estratégias de combate ao Aedes aegypti e trabalhos
Ver todos os comentários | 0 |