Morreu na noite dessa quarta-feira (24) a ursa Rowena no Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, em Joanópolis, São Paulo. O animal sofria de um tumor no ovário e faleceu em decorrência do abscesso que afetou a região cerebral.
A ursa passou a mudar de comportamento no início da semana. Na terça-feira, Rowena se tornou mais seletiva em relação aos alimentos e demonstrou dor abdominal. O animal foi medicado, mas sofreu uma convulsão horas depois vindo a óbito nesta quarta.
Em publicação realizada nas redes sociais, a ativista Luisa Mell lamentou o falecimento do animal. “Que sua vida, que sua existência, não tenham sido em vão, mas sirvam de exemplos para que a exploração do tráfico de animais, circos e zoológicos não façam mais vítimas como ela! Esteja onde estiver, saiba que eu a amei com todo o meu coração e tenho por você o mais profundo respeito”, escreveu.
Conheça Rowena
A ursa Marsha viveu no Parque Zoobotânico em Teresina durante 7 anos. O animal chegou ao recinto piauiense após passagem de quase duas décadas por circos brasileiros e ganhou o título de 'ursa mais triste do mundo' por seu comportamento atípico.
Após a mobilização de mais de 238 mil pessoas, o animal foi transferido para um novo recinto na região sudeste e inspirou a obra da cantora Rita Lee 'Amiga ursa - uma história triste, mas com final feliz'. Após chegar em São Paulo, seu nome foi mudado para Rowena.
Rowena morreu aos 30 anos de idade.
Ver todos os comentários | 0 |