A Prefeitura de Teresina informou nesta sexta-feira (21) que a partir da próxima semana uma equipe composta por conselheiros tutelares, tradutor e agentes de proteção social da prefeitura farão parte da comitiva que irá fiscalizar os sinais de trânsito e coibir a utilização de crianças de forma indevida por parte dos venezuelanos para a mendicância.
De acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, a equipe será responsável por fazer a verificação e encaminhamento das crianças venezuelanas aos abrigos que eles já estão acolhidos.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Crianças Venezuelanas
Além da equipe oferecida pela Prefeitura de Teresina, um novo trabalho executado pela conselheira tutelar Lucileide Alves de conscientização da saúde vai ser inserido nessa campanha, devido às famílias venezuelanas não estarem aderindo ao tratamento de saúde oferecido pelo município.
Conforme a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Karol Neves, apesar dessa prática ser normal para eles, o código de lei da Criança e do Adolescente proíbe isso. Muitas denúncias já foram registradas e revelam o incômodo da população.
Uma audiência pública já foi realizada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) com o objetivo de encontrar uma solução, mas é preciso cautela, já que se trata de uma situação cultural do país de origem.
*Com colaboração da repórter Victória Xavier
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Prefeitura de Teresina orienta que venezuelanos não peçam esmolas
Situação de venezuelanos em Teresina será discutida em audiência
Firmino diz que será aplicado protocolo internacional com venezuelanos
Ver todos os comentários | 0 |