A Secretaria de Segurança Pública do Piauí apresentou na manhã desta quarta-feira (10) o projeto “PMPI Mobile”, sistema que vai permitir aos policiais militares confeccionar Boletim de Ocorrência (B.O) a partir de tablets. O evento foi realizado no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) no Centro Administrativo, zona sul de Teresina.
O novo software é semelhante ao utilizado nos estado de Rondônia e Santa Catarina, onde os policiais militares podem atuar rapidamente ao atendimento das ocorrências em conjunto com a Central de Operações Policiais Militares (COPOM).
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, o aplicativo representa agilidade. "O mobile PMPI é um atendimento móvel, significa dizer que o policial, embarcado na viatura, por meio do tablet faz o atendimento ao cidadão, faz consulta de pessoas em atitude suspeita, faz a consulta a veículos que ele julga também suspeito. Então é realmente uma possibilidade enorme do policial na sua patrulha, sem necessidade de se deslocar para um distrito ou qualquer outro órgão para atender bem o cidadão. Então representa agilidade no atendimento. É uma ferramenta importante, um sistema completo", ressaltou.
O comandante de Polícia Especializada coronel Sousa Filho explicou que o sistema vai substitutir o Centro de Operações Militares (Copom). "São servidores que vão proporcionar um ganho tecnológico, um ganho de recebimento e atendimento de despacho de viaturas para atender a nossa sociedade piauiense, começando pela Capital. Então é um novo Centro de Operações Militares, uma nova dinâmica que vai ser dada através desse software, doado pelo Ministério Público do Trabalho. Com isso vai otimizar os recursos que nós temos nas ruas e vai colocar o nosso policiamento no local certo de acordo com a mancha criminal. Dentro desse sistema PMPI mobile nós teremos também os kits de tecnologia embarcada, que corresponde ao tablet, ao suporte e a impressora e a partir daí nós vamos atender essas ocorrências no dia-dia através dessa tecnologia embarcada", explicou.
Ao todo foram disponibilizados 138 tablets, impressoras e servidores. O atendimento vai iniciar no 5º Batalhão da Polícia Militar, na zona leste de Teresina. Após a fase de testes, a ferramenta vai ser expandida para as demais áreas da Capital e municípios do Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |