A Polícia Federal (PF) investiga possíveis irregularidades em contratos para a compra de livros didáticos no município de Belford Roxo (RJ), que somam cerca de R$ 100 milhões e foram firmados entre 2017 e 2024. Os acordos foram assinados durante a gestão do ex-prefeito Waguinho (Republicanos), um dos principais aliados do presidente Lula na Baixada Fluminense e que teve papel ativo em sua campanha eleitoral de 2022.
Waguinho é casado com a deputada federal Daniela Carneiro (União-RJ), que ocupou o cargo de ministra do Turismo no início do Governo Lula.
![O presidente Lula ao lado do ex-prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, e de Daniela Carneiro, ex-ministra](/media/image_bank/2025/2/o-presidente-lula-ao-lado-do-ex-prefeito-de-belford-roxo-rjnone.jpg.950x0_q95_crop.webp)
Segundo a PF, os desvios ocorreram enquanto ele comandava a prefeitura, e a investigação identificou que apenas duas empresas forneceram livros didáticos para a rede municipal entre 2017 e 2024 sem a necessidade de licitação: a Editora Soler e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Humano (IPDH).
As autoridades apontam que o esquema se baseava em pagamentos superfaturados e no uso de documentação falsa para justificar as contratações. Dessa forma, os valores repassados pelo município acabavam beneficiando diretamente as empresas envolvidas no fornecimento dos livros.
Ver todos os comentários | 0 |