O GP1 recebeu uma denúncia sobre a falta de medicamentos especiais na Farmácia do Povo. O denunciante, Dorivaldo Andrade, disse que na tarde de terça-feira (5) foi até a farmácia receber um medicamento para seu irmão, que faz tratamento para esquizofrenia.
Ao chegar na farmácia e questionar sobre a medicação Hemufumarato de Quetiapina, Dorivaldo disse que lhe informaram que o remédio só estaria disponível a partir do dia 18 de novembro.
- Foto: Reprodução/Dorival AndradeFarmácia do Povo
“Recentemente a Farmácia foi inaugurando e tanto o governador Wellington Dias como o secretário Florentino Neto, disseram que a partir dessa nova instalação iriam dar mais comodidade e controle na entrega da medicação, mas o que a gente ver é só falácia dos gestores, pois diariamente vemos as pessoas reclamando não das instalações, mas sim da falta constante de medicamentos”, disse Dorivaldo.
A falta da medicação, segundo o denunciante, prejudica o tratamento do paciente, já que o remédio é de uso contínuo.
Outro lado
Procurada na manhã desta quarta-feira (6) a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que a distribuição do medicamento é feita pelo Ministério da Saúde. A previsão é no fim do mês de novembro a medicação esteja disponível.
Confira a nota na íntegra:
A Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmácia do Povo) informa que o medicamento Hemifumarato de Quetiapina de 200mg, utilizado no tratamento de esquizofrenia e que se encontra em falta, faz parte do grupo 1 A de responsabilidade do Ministério da Saúde. A Farmácia do Povo informa ainda que segundo o cronograma de distribuição do ministério, o medicamento já foi enviado, assim como sua versão de 100mg, e que agora a farmácia aguarda a chegada dos medicamentos para poder repassá-los para a população. Em relação ao Hemifumarato de Quetiapina de 25mg a previsão de entrega do Ministério aponta para o final do mês de Novembro, sem uma data definida.
Ver todos os comentários | 0 |