Durante visita as obras de construção da nova maternidade na manhã dessa sexta-feira (4), o governador Wellington Dias (PT) comentou a decisão do do juiz Adonias Ribeiro de Carvalho Neto, da 5ª Vara Federal, que determinou a correção de irregularidades na Maternidade Dona Evangelina Rosa. O magistrado determinou, entre outras medidas, a realização de concurso público e deu um prazo de 60 dias para a conclusão dos reparos e conclusão das obras.
Wellington Dias explicou que a maternidade Dona Evangelina Rosa já está passando por obras de reforma e que a unidade de saúde está conseguindo melhorar os seus indicadores.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
“Essa decisão que teve agora vai na direção do que estamos fazendo. Já fizemos ali uma série de investimentos”, explicou o governador que destacou que a nova maternidade vai solucionar os problemas enfrentados atualmente. “A solução definitiva vai ser com a nova maternidade, mas estamos cuidando e trabalhando [na Evangelina Rosa], veja que tivemos uma melhora nos indicadores, tanto na mortalidade de gestante e infantil. E esse é o principal objetivo”, afirmou.
Wellington Dias lamentou a demora para iniciar a construção da nova maternidade. “Todo mundo sabe que a maternidade [Dona Evangelina Rosa] é improvisada e infelizmente demorou muito essa parceria com o Ministério da Saúde, mas o lado bom é que a gente conseguiu ainda na gestão da Dilma esse convênio e tivemos essa liberação agora”, destacou.
Na nova maternidade, somente em UTI adulta serão 20 unidades, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê. Portanto, serão 115 leitos para tratamento intensivo. A unidade contará ainda com a Casa de Gestante, Bebê e Puérpera, uma estrutura que dá mais assistência aos cuidados com a mãe e bebê, permitindo que a mãe fique mais próxima do filho. A inauguração está prevista para 2021.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Juiz determina concurso público na Maternidade Dona Evangelina Rosa
MP quer aquisição de equipamentos para maternidade Evangelina Rosa
Maternidade Evangelista Rosa é interditada novamente pelo CRM-PI
Ver todos os comentários | 0 |