A vice-presidente do Instituto tartarugas do Delta, Werlane Magalhaes, confirmou ao GP1, na tarde desta quarta-feira (16), que após uma necropsia feita em três das onze tartarugas encontradas mortas no litoral do Piauí nos últimos dias, comprovou a presença de óleo em duas delas.
Segundo Werlane Magalhaes, a perícia só pôde ser feita em três dos animais encontrados mortos, porque as outras oito carcaças encontradas, estavam em estado de decomposição, e isso inviabilizou o exame.
- Foto: Divulgação/Instituto Tartarugas do DeltaTartaruga encontrada morta no litoral do Piauí
“Nesses dois animais foi encontrada uma mancha preta no prato digestório e isso sinaliza a contaminação com o óleo que vem atingindo o litoral nordestino. Na terceira tartaruga examinada não foi encontrado nenhum vestígio de contaminação”, explicou a vice-presidente.
Ainda de acordo com a vice-presidente, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR-PI), também vem monitorando a área onde as carcaças dos animais estão aparecendo. “O diagnóstico dado pela Semar, é o mesmo que a gente apresentou”, disse Werlane Magalhães.
No total sete praias do litoral piauiense já foram atingidas pelas manchas de óleo. Chegou a ser divulgados que essas praias estavam interditadas, mas a Secretaria do Meio Ambiente negou a informação.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Mancha de óleo no Nordeste ameaça tartarugas, aves e peixe-boi
Manchas de óleo aparecem em seis praias no litoral do Piauí
Equipe da Marinha encontra manchas de óleo no litoral do Piauí
Ver todos os comentários | 0 |