O GP1 recebeu a denúncia de atrasos no pagamento do repasse do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) a pacientes renais da região de Picos. Segundo o denunciante, que preferiu não se identificar, o atraso já dura cinco meses.
“Estamos preocupados, pois já entrou no 5º mês sem o pagamento do repasse do TFD da região de Picos. E chegando o mês de novembro não sai mais pagamento. Estamos desesperados”, denunciou.
Uma das pacientes identificada como Jucileide sai de casa, no interior de Queimada Nova, por volta da meia-noite para conseguir pegar o transporte para ir até Picos fazer a sessão de hemodiálise, nos dias de terça, quinta e sábado.
O pagamento é realizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi).
TFD
O TFD oferece aos seus beneficiários tratamentos ambulatoriais e hospitalares, ações complementares da atenção à saúde referente ao deslocamento de custo, todos em conformidade com a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS, em Média e Alta Complexidade, enquanto durar o tratamento a ser prestado a qualquer cidadão residente no Estado do Piauí, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo.
Outro lado
Procurada pelo GP1, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que faria um levantamento e entraria em contato, o que não aconteceu até a publicação desta matéria.
Ver todos os comentários | 0 |