Com o intuito de realizar ações para garantir a melhoria da qualidade da assistência pré-hospitalar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina implantou o Núcleo de Segurança do Paciente. Com a iniciativa, o órgão torna-se o pioneiro no país entre as 27 capitais, seguido do SAMU de Brasília – DF e de Fortaleza- CE, que o implantaram posteriormente. A informação foi confirmada hoje, junto aos dirigentes dos demais órgãos.
De acordo com a diretora geral do SAMU, Francina Amorim, o Núcleo foi criado em maio de 2017: “No início, expedimos a portaria de nomeação dos integrantes e elaboramos o Plano de Segurança do Paciente, que contempla o gerenciamento de riscos clínicos e de riscos não-clínicos, a exemplo das seis metas Internacionais da Organização Mundial de Saúde que tratam sobre segurança do paciente e que foram adaptadas para o âmbito do atendimento pré-hospitalar”, afirma.
- Foto: Divulgação/AscomNúcleo de Segurança do Samu
Ela explica que no país a implantação do Núcleo não é obrigatória no atendimento pré-hospitalar, mas pondera a importância da sua criação: “Entendemos que a segurança do paciente é um aspecto importante dentro do contexto do cuidado em saúde, uma vez que as equipes de socorristas atuam em diversos locais, sob condições adversas (sol, chuva, local tumultuado, com pouca luminosidade, pessoas agressivas), o que nos permite estimar que as falhas podem ocorrer durante essa assistência, como no ambiente hospitalar”.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do SAMU, Socorro Oliveira, já foram realizadas diversas ações: “Nós adotamos um conjunto de medidas para prever, identificar e minimizar ocorrências de eventos inesperados e indesejáveis. Além disso, outros princípios de segurança foram implementados no serviço, como ações de tecnovigilância, monitoramento de extintores de incêndio e gerenciamento de resíduos”.
Socorro Oliveira conta que os servidores foram sensibilizados para que notifiquem eventos adversos (falhas durante a assistência) e que o Núcleo desenvolveu ainda atividades para garantir a segurança e saúde dos próprios servidores, tendo sido adotadas medidas que visam à redução de acidentes e doenças ocupacionais: “Ofertamos aos servidores o exame AntiHBs e testes rápidos da hepatite, sífilis e AIDS e também traçamos o perfil socioepidemiológico de todos do SAMU para realizarmos medidas de intervenção”, finaliza.
Como acionar o SAMU
Para usufruir do Serviço do SAMU, em caso de urgência e emergência, a população deve entrar em contato com a Central de Regulação das Urgências, por meio do telefone 192. O seu primeiro contato é com o telefonista, que faz perguntas sobre o endereço e natureza da ocorrência. Posteriormente, a ligação é repassada para o médico-regulador, que classifica se é necessário o envio de ambulância de suporte básico, avançado ou ainda se faz apenas orientações médicas.
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