O Ministério Público Eleitoral, através do procurador Patrício Noé da Fonseca, se manifestou favorável à cassação do prefeito de Cajueiro da Praia, Girvaldo Albuquerque da Silva (PRB) , o conhecido Dr. Girvaldo, acusado de abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio nas eleições municipais de 2016.
O parecer foi juntado ao recurso que tramita no TRE-PI, interposto pela segunda colocada Vania Regina de Carvalho Ribeiro, contra a sentença que julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral na 91ª Zona Eleitoral.
- Foto: Facebook/Prefeitura de Cajueiro da PraiaDr. Girvaldo
Duas situações foram apontadas no decorrer da investigação. A primeira refere-se à compra dos votos nos dias anteriores à eleição e no dia desta, coordenada por Gilson CarlosSouza Damasceno, filho do candidato José Maria Damasceno para a campanha deste e do candidato Girvaldo Albuquerque da Silva.
Os fatos foram confirmados mediante o depoimento das testemunhas arroladas, José Antônio Silva dos Santos e Celiane Gomes Nascimento Pereira.
Na sentença que julgou improcedente o pedido, o juízo alegou que não há “prova robusta que demonstre a participação direta do candidato na entrega de bem em troca de votos ou, de forma indireta sua anuência ou contribuição na referida conduta”.
O procurador se manifestou pela aceitabilidade das provas para comprovação do abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio. Segundo ele, “as provas testemunhais presentes nos autos são coesas, coerentes e robustas”.
O parecer foi juntado no dia 05 de setembro deste ano.
Outro lado
O prefeito não foi localizado pelo GP1.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Ex-prefeita Vânia Ribeiro denuncia o prefeito Dr. Girvaldo ao TCE
TCE vai julgar representação contra o prefeito Dr. Girvaldo
Ver todos os comentários | 0 |