Os pacientes do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) ficaram as últimas 24h sem lençóis em vários setores da unidade de saúde. A denúncia realizada por profissionais do HUT aponta ainda que a situação é recorrente e que, dessa vez, foi normalizada às 6h da manhã desta quarta-feira, 1º de agosto.
Pacientes do posto 4, onde fica localizada a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e precisam de maiores cuidados também foram afetados. “Nós estamos com esse problema recorrente, porque, segundo informações repassadas para nós, esse material está sendo esterilizado em São Luís. Então, nós ficamos com os setores de emergência, estabilização e UTI sem receber lençóis, que só chegaram hoje às 6h da manhã”, narrou o denunciante, que não quis ser identificado.
- Foto: Lucas Dias/GP1Hospital de Urgência de Teresina - HUT
Ainda segundo o denunciante, além dos setores já informados, as salas amarela e vermelha também passaram pelo mesmo problema. Os profissionais alertam para o risco de infecções dos pacientes. Alguns deles apresentam quadro de diarreia e necessitam de higienizações frequente.
“Os pacientes já estão mais de 24h sem receber uma coisa básica, que é a higienização, consequentemente, esse paciente fica a mercê de novas infecções e com o risco de ter o problema que já é sério mais agravado. Um paciente com diarreia, que fica um dia sem higienização, desenvolve lesões de pele, ou seja, só o fato de estar naquela mesma posição fica com ferimentos. Então ele corre risco de pegar outra infecção e agrava muito a situação”, acrescentou.
Outro lado
A direção do Hospital de Urgência de Teresina encaminhou nota, nesta quarta-feira (1), esclarecendo que "ocorreu um problema técnico" na noite de ontem e que já foi resolvido.
Veja nota na íntegra
A direção do Hospital de Urgência de Teresina esclarece que a empresa contratada (Lavebras) para lavar seu enxoval tem sede em Teresina e lava em torno de 1.200 kg de roupa por dia, somente do HUT. A troca de lençóis é feita duas vezes por dia nos turnos manhã e noite. Ontem a noite, 31 de julho, ocorreu um problema técnico no fornecimento de energia elétrica na Lavebras que afetou a entrega de lençóis em alguns setores do Hospital, porém o serviço já foi normalizado.
Ver todos os comentários | 0 |