O Instituto Dom Barreto divulgou um comunicado para os pais de alunos da escola, informando que um estudante está internado com suspeita de contaminação pelo vírus da Gripe A (H1N1). Assinado pela diretora Maria Stela Rangel da Silva, o comunicado do dia 2 de maio, alerta sobre os sintomas e afirma que estão sendo tomadas medidas para que a doença não se espalhe na escola.
A diretora pede que os alunos tomem cuidado, para que a doença não se espalhe, já que se trata de um vírus que pode ser transmitido através do contato de objetos contaminados, gotículas respiratórias no ar e contato com a saliva de alguém que esteja com a doença.
- Foto: Lucas Dias/GP1Instituto Dom Barreto
“O Instituto Dom Barreto tem tomado importantes medidas para a prevenção da transmissão do vírus, com a constante higienização dos espaços e brinquedos e disponibilização e reforço da recomendação da utilização de álcool gel por professores, funcionários e crianças”, afirmou a diretora no comunicado.
Alerta ainda sobre os cuidados que devem ser tomados e pede que o aluno que esteja com a doença ou com a suspeita, não compareça no instituto. “Reforçamos que a vacinação é um meio eficiente e seguro de prevenção. A vacina pode ser encontrada nos postos de saúde da rede pública ou nas clínicas da rede privada. Certos da colaboração e preocupação de todos, solicitamos que, em caso de suspeita ou confirmação da presença do vírus, o aluno não frequente a escola até a sua completa recuperação”, informou.
- Foto: DivulgaçãoComunicado emitido pelo Dom Barreto
Outro caso
A escola bilíngue Bright Bee também divulgou um comunicado informando que possui um aluno que está com suspeita de contaminação pelo vírus H1N1. Consta que desde o dia 20 de abril o estudante não comparece à escola e que encontra-se estável.
“Na escola, as ações que minimizem a possibilidade de transmissão do vírus estão sendo tomadas. A higienização de espaços e a recomendação da utilização do álcool em gel para funcionários e para crianças estão sendo reforçadas. Além disso, seguimos em constante atenção com as nossas crianças. Porém, para que tenhamos total segurança, os cuidados com a higiene e a atenção aos sintomas devem ser continuados em casa”, informa o comunicado.
- Foto: DivulgaçãoBright Bee também divulgou um comunicado
H1N1
Em Teresina já foram registrados sete casos da doença. Também conhecida como “gripe suína”, essa é uma doença causada pelo vírus Influenza A H1N1, uma mutação do vírus da gripe, que é mais forte. Essa gripe é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, mas os seus sintomas são mais fortes, repentinos e, se não tratados logo no início, podem levar a pessoa ao óbito.
Vacinação
No dia 23 de abril, começou a vacinação contra a gripe para grupos prioritários em Teresina. A previsão é de vacinar 190 mil pessoas entre adultos e crianças até o dia 1º de junho. Teresina conta com mais de 100 salas de vacinas distribuídas nos hospitais do Primavera, Buenos Aires, Satélite, Dirceu Arcoverde, Promorar e Parque Piauí, assim como no Lineu Araújo e nas UBS, além do Hospital Infantil e no Natan Portela mais conhecido como HDIC.
Ver todos os comentários | 0 |