No segundo dia útil do novo sistema de transporte público, o Inthegra, os usuários continuam reclamando da demora e superlotação dos ônibus. A mudança passou a funcionar no último sábado (17), nos terminais do Bela Vista, Parque Piauí e Itararé, nas zonas sul e sudeste da Capital.
A trabalhadora Leane Soares, que se desloca da zona sul para a zona leste todos os dias, relatou ao GP1 o transtorno causado com novo sistema. “Estou achando esse sistema horrível. Para ir para os bairros, principalmente. Hoje eu vim de carona para o terminal porque os ônibus, de tão lotados, não param nas paradas. Eu trabalho na zona leste. Saí de casa 6h30 e cheguei aqui na estação 8h e isso porque vim de carona”, reclamou.
Silvia Carla trabalha em uma sorveteria até às 22h da noite e relatou a demora dos ônibus nesse horário. "Eu trabalho até as 22h em uma soverteria no bairro Saci e ontem cheguei em casa 1h30 da madrugada, no bairro Porto Alegre. Eu fiquei de 22h30 até 23h30 no corredor do Saci sozinha e eu não podia sair do local porque o ônibus que eu pego só para lá", relatou.
Segundo o secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí (Sintreto-PI), Keith Nolan, é preciso que haja uma fiscalização nos primeiros dias do novo sistema. “Nós estamos primeiro olhando o trabalhador. Nós queremos ver melhorar o sistema, por isso fazemos tudo isso fiscalizando e ajudando. Estamos também orientando os usuários, como funciona e detectando alguns defeitos, dificuldades, para poder sentar e discutir melhorias”, afirmou.
O secretário admitiu também que alguns pontos devem ser corrigidos. “A reclamação dos usuários é a questão dos atrasos. A prefeitura e a Strans esqueceram de corrigir alguns locais onde os ônibus andam, é preciso haver algumas placas de sinalização, para que os carros não cruzem com os ônibus. O trabalhador está operando normalmente, só que, com a integração, as empresas querem colocar eles para rodar initerruptamente, sem dar o devido descanso, sem poder ir ao banheiro lanchar e a secretaria até chegou a proibir lanchonete nos terminais, mas o sindicato, com muita luta, conseguiu ganhar essa causa e nós ficaremos aqui o tempo que for necessário em busca de melhorias”, completou.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Mecânico morre atropelado no corredor Sul do Inthegra
Prefeitura diz que morte não tem relação com o Inthegra em Teresina
Usuários reclamam de demora nos ônibus do Inthegra Sul
Ver todos os comentários | 0 |