Os ônibus das linhas rurais da Grande Teresina também terão suas rotas alteradas a partir do próximo sábado (17), com o início do funcionamento do Corredor Sul, do novo sistema de integração de Teresina, o Inthegra.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Estação em corredor exclusivo de ônibus
De acordo com Denilson Guerra, gerente de planejamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), os ônibus rurais que acessam a cidade pela zona sul trafegarão normalmente dentro dos corredores. “Os ônibus rurais que acessam a cidade pela zona sul, vão trafegar normalmente dentro dos corredores, nós não teremos mais paradas de ônibus à direita da via, ou seja, paradas tradicionais que nós já conhecemos. Elas começam a deixar de existir na zona sul, então dentro do corredor, ele vai circular normalmente, igual qualquer outro carro pode circular mas a gente fez modificações nos locais de embarque e desembarque destas linhas”, explicou.
Ainda de acordo com o gerente de planejamento, os ônibus rurais não terão acesso ao corredor exclusivo por conta das paradas. “Os rurais não vão circular no corredor exclusivo, eles vão circular onde qualquer carro pode circular. Todo esse trajeto do corredor é proibido estacionar, lá não posso ter uma parada, pois o embarque e desembarque condiciona um momento de estacionamento e aí é uma infração de trânsito”, relatou.
Sobre as áreas de embarque e desembarque, o gerente de planejamento esclareceu que pontos específicos foram criados na zona sul para garantir a efetividade do trânsito e a segurança dos usuários. “Então os ônibus que vêm pela marginal da BR 316, sentido Demerval Lobão e entram pela região do viaduto da Miguel Rosa e passavam pela Barão de Gurgueia irão trafegar, só que vão ter um ponto de embarque e desembarque nas proximidades do colégio Lourival Parente na BR 316, tanto do lado do Lourival como do lado oposto, na mesma altura. O ônibus vai fazer uma manobra de sair da marginal, fazer um laço de quadra e parar numa posição que os usuários possam embarcar e desembarcar desde que não estejam dentro do trajeto do corredor. Então alguns pontos foram criados para garantir a efetividade e segurança, como ao lado do Carvalho da Gil Martins, haverá dois pontos grandes, no trecho entre a Barão de Gurgueia e a Pedro Freitas, onde o usuário terá os dois locais de embarque e desembarque mais contingente. Na altura da Ceasa também haverá dois pontos, um nas proximidades da própria Ceasa e o outro do lado oposto, em uma rua lateral, que o ônibus vai entrar e sair em um ponto que fica fora do corredor”, esclareceu.
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