Centenas de fiéis lotaram as dependências da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios em Picos na missa de Quarta-feira de Cinzas, celebrada ontem à noite, 14. A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelo padre David Barros.
Segundo a tradição católica, a Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de 40 dias simbolizados pelo jejum, penitência e orações em preparação para a Páscoa, que este ano acontece no dia 1º de abril.
O momento mais aguardado da celebração foi à imposição das cinzas, oportunidade em que os celebrantes mancharam a testa das pessoas deixando uma marca. Na Catedral de Picos, pessoas de todas as idades enfrentaram filas para receber as cinzas, mantendo uma tradição antiga.
O bispo dom Plínio lembrou que na antigamente se jogava cinzas sobre a cabeça das pessoas em um sinal de que estavam arrependidas de suas faltas. “Hoje as cinzes tem esse sentido. Significa de que nós somos pó e devemos ter esse reconhecimento como legítimos filhos de Deus” – lembrou.
Ao final da homilia dom Plínio comentou sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema: “Fraternidade e superação da violência; e o lema: “Em Cristo somos todos irmãos”. E encerrou pedindo a participação dos picoenses nas celebrações que antecedem a Semana Santa.
Ver todos os comentários | 0 |